A importância dos anúncios para pequenos negócios em tempos de zero alcance

Recentemente o Facebook divulgou que está priorizando a entrega de posts de amigos e familiares no feed de notícias e com isso, diminuindo o alcance das páginas. Antes de entrar na profundidade do assunto, quero esclarecer alguns detalhes, como o significado da palavra ALCANCE.

Existem três tipos de ALCANCE no Facebook, são eles:

ALCANCE ORGÂNICO – É o número total de pessoas que viram suas publicações por meio de uma distribuição não paga

ALCANCE PAGO – É número total de pessoas que viram suas publicações como resultado de anúncios.

ALCANCE TOTAL – É o número de pessoas que viram suas publicações, independentemente de onde a tenham visto.

Essa é uma métrica disponível de forma gratuita nas informações de todas as páginas do Facebook.

Alcance de uma página recém criada com 100 curtidas

Alcance de uma página recém criada com 210 curtidas.

Na imagem acima, note que o desempenho do alcance orgânico é extremamente baixo. Em dezembro, a média foi de 15 pessoas alcançadas por dia, contra 128 alcançadas mediante pagamento, quase 8x mais, investindo em média, R$50. Trata-se de um desempenho tímido, de uma página nova, com conteúdo regional/local, que tem como foco qualidade e não quantidade, além de possuir uma verba reduzida pra isso. Fica cada vez mais difícil fazer comparações e dizer que o desempenho X é melhor do que o Y, porque tudo depende da:

ESTRATÉGIA + OBJETIVO

O que pode parecer pouco pra um negócio, é satisfatório pra outro e assim por diante. Pois bem. Estamos inseridos em um cenário em que o alcance orgânico é baixíssimo, no exemplo, de 7% do total de curtidas da página, dessa forma, o combo estratégia + objetivo pode te ajudar a equalizar a conta. Pense você. Defina qual é a importância dos investimentos em anúncios, patrocinados, impulsionados e afins para o seu negócio? Se o seu objetivo é ser visto por mais pessoas e que elas se tornem clientes, qual estratégia será utilizada? Quanto o seu negócio vai dispor de investimento pra atingir esse objetivo?

Já gerenciei páginas com centenas de milhares de curtidas e acredite, ainda sim, com 100 mil curtidas, o alcance de uma publicação que o Facebook julgue não ser relevante, é entregue pra 150 pessoas.

Eu vivi isso! Dedicação, planejamento, estudo, estratégia, criação, postagem, acompanhamento… Costumo dizer que a mídia social não é assertiva, é preciso desenhar um caminho sólido entre tentativas, erros e acertos.

Ainda encontro clientes extremamente resistentes quanto a isso, a entender essa realidade do Facebook e que diz não ter verba para tal investimento. Pra isso, criei planos e pacotes em que reverto uma porcentagem do valor para essa finalidade. Com isso, através dos resultados, consegui mudar pensamentos e comportamentos.

Conclusão: Em curto-médio prazo, é preciso apostar no alcance pago para aumentar o alcance orgânico. Com essa estratégia (anota essa dica) o seu negócio terá um impacto positivo no engajamento e consequentemente vai influenciar nas outras métricas.

Conteúdos que podem aumentar o alcance orgânico de pequenas empresas no Facebook

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camila-carvalho-avatar (1)

💁‍♀️  Jornalista, especialista em marketing. Falo sobre redes sociais e uso consciente da tecnologia. 🧠   

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