As empresas de tecnologia são responsáveis pelas notícias falsas?

Escrevo esse post em meio a um dia de muita emoção. Se alguém viesse do futuro pra me contar que eu choraria vendo alguém se vacinar, eu não acreditaria jamais.

Desde o dia 20 de março de 2020, mantenho o distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel. Faço somente o necessário na rua, como mercado. Contratei um personal em um estúdio para atividades que são indispensáveis para os meus problemas físicos. Só vou na casa da minha mãe e da minha sogra, pra ajudar, ver como estão. Não teve festa de Natal, Ano Novo e nem de aniversário. Não tem praia em prol da minha saúde mental.

Trabalhar em casa tem sido um grande desafio, não por conta da pandemia, mas pelo oportunismo disfarço de oportunidade que explora e sobrecarrega a classe trabalhista com jornadas excessivas e baixa remuneração. Pedi demissão.

Sou jornalista por formação com poucos anos de atuação, mas não tem um dia sequer que eu não utilize técnicas de redação, apuração e monitoramento, das quais aprendi na faculdade. Por tanto, sei como as notícias falsas nascem. Como especialista em marketing e redes sociais, estou diariamente na internet, estudo sobre tecnologia de forma constante, por tanto, sei como as notícias falsas se disseminam.

RESUMO DA MINHA SEMANA

Tenho adotado uma rotina pautada da minha saúde mental, em que fico horas desconectada. Porém, nunca desinformada. Acompanho toda a movimentação política, econômica, internacional, cultural, empresarial e tantas outras do jeito que eu estabeleci: consumir o que for importante pra mim e para os meus.

Se torna impossível, passar por acontecimentos como os dessa semana sem questionar:
1- A responsabilidade das empresas de tecnologia
2- O papel dos profissionais de comunicação/marketing/publicidade
3- O plano do Governo Federal

É impossível não citar quem está no topo disso tudo. Em 745 dias como presidente, Bolsonaro deu 2278 declarações falsas ou distorcidas. LEIA AQUI!

Esse post não é sobre política. É sobre como a politica está usando a tecnologia para mentir e manipular parte da sociedade. E como as empresas que vendem a nossa atenção e dados, faturando bilhões de dólares saem ilesas enquanto milhares de pessoas estão morrendo pela desinformação. 

O Twitter identificou um tweet do Ministério da Saúde sobre tratamento precoce contra a COVID (NÃO EXISTE) como conteúdo enganoso, porém não excluiu. 

A atitude contraria a própria iniciativa da plataforma que visa proteger a conversa pública: “alegações de fato, comprovadamente falsas ou enganosas e com probabilidade de causar danos – não podem ser compartilhados no Twitter e estão sujeitos a remoção”. LEIA AQUI!

Sabe quem tem culpa pelo que tá acontecendo em Manaus? Sim, o Twitter. LEIA AQUI.

O pesquisador Fabio Malini, da Universidade Federal do Espírito Santo, apontou o tamanho do desastre no Youtube sobre esse mesmo assunto. É assustador ver o tamanho da desinformação, algumas vezes paga com o dinheiro público. LEIA AQUI!


As leis precisam existir e serem legitimas. A regulação das redes sociais é uma pauta urgentíssima e que deveria ter sido discutida há muito tempo! Não tem nada a ver com esquerda ou direita. Tem a ver com mentira.

Todas as redes sociais são responsáveis pela disseminação de notícias falsas e precisam ser punidas, reguladas e limitadas. E se você, profissional de comunicação/marketing/publicidade pensa diferente, é hora de rever os seus conceitos. Nós precisamos falar sobre isso. 

Se inscreva na minha Newsletter!

Sem spam, só o que interessa sobre a Vida de Social Media.

Redes Sociais

Mais artigos

Posts recentes

Como BAIXAR Ícones e em PNG no Flaticon

Hey, social media! Você que sempre procura por ícones focinhos para usar nas publicações, trago uma dica. O Flaticon tem zilhões de ícones e disponibiliza individualmente alguns grátis e outros

Como colocar senha no TikTok

O recurso de senha do TikTok vai te ajudar a limitar o tempo que você ou que alguém que você precisa ficar de olho, passa dentro do aplicativo. Basicamente, você

Fica de 👀  no seu e-mail que eu tô chegando com uma news lindinha. Me tira do SPAM, hein? 😇