Como criar uma paleta de cores para as redes sociais

Eu sempre fui muito curiosa e tentei aprender o mínimo necessário dos softwares de edição para que eu pudesse criar as minhas próprias artes. Até que essa belezinha que é o Canvas entrou a minha vida e nunca mais saiu. Ele facilita muito o trabalho e a rotina também.

Depois de mais um dos meus hiatos na carreira de produtora de conteúdo digital (rs), é hora de fazer o planejamento das postagens da temporada novembro e dezembro.

Para o Instagram, vou trabalhar com conteúdos relevantes que são frios. São dicas como essa de criar a paleta de cores para a publicação, por exemplo. Assim, consigo deixar tudo agendado, otimizando meu tempo para os vídeos nos Stories e Reels, que também entram no feed do Instagram.

Como eu fiz diversas mudanças e não tive uma hegemonia na linha editorial e gráfica, vou dedicar um tempo pra isso. Quando pensamos antes, executamos com mais agilidade depois.

Escolhendo as cores usando o CANVA

Pense naquelas que mais te agradam ou que tem a ver com o seu negócio. Se você já tiver uma marca, fica mais fácil. Eu vou usar como referência a que o Wenzel Estúdio Criativo fez, que um degradê em cores que eu amo: rosa, roxo e laranja em diversas tonalidades. Ele me contou que o logotipo foi pensado para o digital, então todas funcionam super bem para as aplicações nas postagens das redes sociais. Ao entregar o projeto, recebi o nome das fontes e o código das cores com as aplicações. Mas, não é todo profissional que faz esse tipo de entrega. Então, você pode partir tanto de algo que você já tenha ou de uma imagem da internet que você goste.

Usando o CANVA (na versão gratuita ou PRO) escolha a dimensão de post comum mesmo. Pode ser 1080x1080px que é a medida padrão do Instagram.

Faça o upload da imagem que você escolheu. No meu caso, o meu logotipo mesmo. Posicione em cima, no meio da tela faça bolinhas.

Se você não for bom em combinações assim como eu, sugiro um pulinho em um site antes. O Image Color mostra quais são as cores predominantes de uma imagem e isso me ajudou a pensar em combinações que levasse a lembrança das cores que mais se destacam no visual do meu logotipo.

Essa pode ser uma paleta a ser usada sem problemas, mas acho que são muitas cores. Então preciso escolher algumas pra colocar nas bolinhas que fiz no CANVA. É bem simples, basta clicar no retângulo da cor, que vai aparecer o código HTML dela no quadradinho preto: #f6116f é a cor dominante. Então, ela pode ser uma das centrais. Caso alguma cor não apareça na paleta, basta selecionar com o mouse no local da imagem que você quer colher a cor.

Ah! Eu faço isso nesse site, já que o CANVA não me dá tantas opções. Ele foca em algumas e eu queria testar várias possibilidades. =)

Desse modo, minha paleta ficou com 9 cores, das mais fortes para os tons mais pastéis. Eu ainda estabeleci 3 tons adicionais de preto e cinza, que fogem das cores padrões.

Pra mostrar que dá certo com qualquer referência, usei as cores do verão 2020/2021 pelo WGSNA (Worth Global Style Network), agência inglesa, especializada na coleta e na análise de tendência de consumo. Sim, concorrente da Pantone. Inclusive, troquei o laranja do meio da minha paleta que era comum pela tonalidade dessa tendência.

Agora ficou mais fácil de fazer as criações tendo um guia como referência. Você também pode copiar os códigos HTML e deixar em um bloco de notas pra ter sempre na mão. Mas, o CANVA oferece a opção de Kit de Marca onde você pode cadastrar além das cores, as fontes que fazem parte do seu projeto.

Depois de preencher com as cores, fazer o upload do logo e escolher as fontes, ele fica assim:

Ele também tem a opção de extrair as cores, mas não aparecem todas como eu gostaria.

Com as cores na manga, eu também salvo uma tela de Stories e deixo salvo salvo na galeria do celular, com texturas diferentes também. Quando abrir o CANVA pra criar, elas vão aparecer. Dessa forma, pra quem usa pra outros projetos, pode criar uma paleta pra cada um deles. 💜

Se inscreva na minha Newsletter!

Sem spam, só o que interessa sobre a Vida de Social Media.

Redes Sociais

Mais artigos

Posts recentes

Como BAIXAR Ícones e em PNG no Flaticon

Hey, social media! Você que sempre procura por ícones focinhos para usar nas publicações, trago uma dica. O Flaticon tem zilhões de ícones e disponibiliza individualmente alguns grátis e outros

Como colocar senha no TikTok

O recurso de senha do TikTok vai te ajudar a limitar o tempo que você ou que alguém que você precisa ficar de olho, passa dentro do aplicativo. Basicamente, você

Fica de 👀  no seu e-mail que eu tô chegando com uma news lindinha. Me tira do SPAM, hein? 😇