Como funciona uma consultoria de redes sociais?

 Um projeto de Consultoria de Redes Sociais atua de forma estratégica em conjunto com a empresa ou profissional, garantindo que os objetivos sejam atingidos no ambiente digital.

É função e responsabilidade do Especialista em Redes Sociais, analisar, estruturar, indicar, estudar e definir os melhores caminhos para implementação do planejamento estratégico de forma eficiente e com foco nos resultados.

Trata-se de um trabalho complementar que não supre a necessidade de profissionais operacionais, que o consultor pode até mesmo treinar ou coordenar conforme o escopo contratado.

Além de todas orientações técnicas que forem pertinentes, existe uma metodologia que comporta a entrega de materiais tangíveis que vão auxiliar em questões como:

  • Objetivos da presença nas redes sociais
  • Identificação de concorrentes
  • Editorias de conteúdo
  • Manual de conduta
  • Orientação para interações e dúvidas frequentes
  • Mapeamento de crises em potencial
  • Definição de linguagem e público
  • Escolha dos canais de atuação
  • Detalhamento dos processos
  • Métricas a serem acompanhadas

Etapas da consultoria

Cada projeto é único e as etapas podem sofrer alterações de acordo com a necessidade. Mas, sempre sigo uma sequência básica para início com fases que podem se ramificar ao longo das atividades.

1- Diagnóstico
2- Análises
3- Alinhamento de expectativas
4- Plano de Ações
5- Prazos e Orçamentos
6- Métricas e Resultados
7- Acompanhamento com análises e alinhamento de expectativas

Note que “Análises” e “Alinhamento” aparecem duas vezes. São pontos fundamentais que nunca devem ser excluídos ou ignorados. As análises vão permitir que as decisões sejam tomadas de forma consciente, embasada em fatos e dados. Não devemos ser pautados com achismo, por isso que toda ação é planejada, mensurada e acompanhada. Com isso, o alinhamento de expectativa se faz necessário para ambas as partes não se fruste ou se decepcione.

Treinamentos

O papel do especialista é garantir que o elo entre os profissionais envolvidos não seja quebrado e que tudo que foi planejado de fato saia do papel. Muitas vezes, para que isso aconteça, é necessário treinar equipes de marketing ou então, times que atuam interligados, como: atendimento ao consumidor, vendas e pós-venda, RH, gestores e diretores.

Os treinamentos são elaborados de forma única, não tendo um padrão a ser seguido. Os objetivos podem ser definidos ainda no diagnóstico, quando conhecemos verdadeiramente os reais problemas enfrentados no dia-a-dia do negócio.

Serviços que podem ser prestados

A consultoria garante inteligência e estratégia com indicadores analisados de acordo com as etapas do projeto. Porém, o consultor não executa as atividades operacionais. Caso a empresa não tenha equipe de marketing ou profissionais técnicos para desempenharem tais funções, o escopo do contrato da consultoria pode agregar serviços. Alguns deles:

Gestão de Canais

  • Agendamento de publicações
  • Publicações em tempo real
  • Automação de publicações

Produção de Conteúdo

  • Criação de postagens com arte e texto
  • Textos para sites, blogs e e-mail marketing
  • Roteiro, captação e edição de vídeos
  • Vídeos em solo e áreas com drone
  • Vídeos verticais com efeitos e transições

Atendimento ao Consumidor

  • Elaboração de perguntas e respostas
  • Interações privadas e públicas
  • Configuração de softwares e ferramentas

Performance

  • Marketing de Atração (Inbound Marketing)
  • Automação de fluxos
  • Compra de mídia online e programática

Por que minha marca precisa de uma consultoria de redes sociais?

Não basta estar presente ou não saber interpretar os resultados obtidos através das postagens realizadas nos canais digitais de uma marca. Muitas empresas agem sem estratégia ou com pouco conhecimento e se deparam com a estagnação ou simplesmente param de crescer.

A construção de autoridade dentro do mercado de atuação requer mão de obra especializada. Existe uma analogia que eu gosto bastante, pois exemplifica o trabalho com consultoria. Quando estamos com um problema na coluna, marcamos uma consulta com o ortopedista e não com o clínico geral. O primeiro é especialista e já atendeu diversos pacientes que podem ter tido as mesmas dores. Sua especialização na medicina foi focada nesse aspecto o que indica que ele estudou muito mais pra fazer um diagnóstico em poucos minutos utilizando alguns exames. Ele também pode prescrever o tratamento adequado. Além de fazer o acompanhamento de todo o quadro clínico. Nessa história, eu sou a ortopedista. =)

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