Como melhorar o marketing de empresas de bebidas com Facebook e Instagram

Quando falo em negócios de bebidas, me refiro a qualquer estabelecimento comercial que faça a venda daqueles líquidos que a gente ama: sucos, cervejas, refrigerantes, café, etc… Ou seja, é possível abranger todos os restaurantes, cafeterias, bares e padarias. Em janeiro desse ano, o Facebook divulgou um estudo em alguns países que mostra justamente como o marketing pode contribuir para o crescimento das empresas do segmento através de análises de comportamento dos usuários no Facebook e Instagram.

O primeiro passo é entender como a tecnologia mudou esse segmento (e todos os outros também), praticamente vemos pessoas com a bebida em uma mão e o smartphone na outra. Uma vez que a bebida é a grande rainha em momentos chaves de celebração nas nossas vidas, é preciso adicionar um sabor às memórias para que elas ajudem as marcas a contar histórias.

A grande mudança se refere ao comportamento do consumidor, que de maneira muito rápida e simples, consegue registrar momentos e compartilhar experiências, bem como, consegue descobrir novas maneiras de conhecer novos produtos, ver ou escrever recomendações e tomar/influenciar decisões na hora da compra.

Embora o estudo não tenha sido realizado no Brasil, achei interessante trazer para a discussão, o que foi que eles descobriram sobre o assunto, como as pessoas falam e se comportam em relação à bebida e como isso nos faz entender a como chegar nas pessoas certas e nos momentos certos.

1. Bebidas e smartphones andam de mãos dadas

Cerca de metade das pessoas pesquisadas dizem que usam o smartphone em restaurantes e quase metade dizem que usam um smartphone em um bar.

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2. Ações de divulgação de bebidas influenciam

Globalmente, com dois bilhões de pessoas se conectam ao Facebook todos os meses e 800 milhões de pessoas estão usando o Instagram todos os meses. Isso quer dizer que bilhões de interações acontecem e decisões de compra são formadas por usuários dessas plataformas. Sete em cada dez dos adultos respondentes (71%) descobriram uma nova bebida nas mídias sociais e consideraram comprá-la e mais da metade (56%) realmente passou a comprá-la. Atingir essa audiência oferece marcas de bebidas novas oportunidades para alcançar mais pessoas.

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3. O café é mais do que apenas uma bebida

Se você tem um café em uma mão, é provável que seu dispositivo móvel esteja na outra. Há muito tempo a bebida é popular no Instagram, mas também é possível notar um relacionamento particular que envolve a amizade ou a solidariedade com o café. Por exemplo, nas postagens do Instagram feitas por mulheres no Reino Unido que falavam sobre o assunto, aumentaram entre os dias 7 e 9 de março, passando pelo do Dia Internacional da Mulher. A pesquisa também identificou um aumento nas conversas relacionadas ao café no primeiro dia de volta ao trabalho em janeiro. Então, o café não é apenas uma bebida; Isso ajuda a reforçar o relacionamento e a se preparar para novos desafios.

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4. Cervejas combinam com o fim de semana

Quando se trata de bebidas alcoólicas, não há nenhuma surpresa. No Facebook, as conversas tendem a acontecer nos fins de semana. No Instagram, as menções são mais consistentes ao longo do tempo.

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Na lista de hashtags populares no Instagram, algumas das palavras relacionadas são coquetel, aniversário, amigos, família e festa, mostrando os momentos especiais em que os usuários fazem associação à bebida.

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5. Os sucos combinam com a vida fitness e diversão

Em todos os países em que o estudo foi aplicado, o suco de laranja é o mais falado dos sucos. As conversas com menções sobre o tema tendem a ser maiores no Facebook aos domingos e em ocasiões especiais.

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Como melhorar sua estratégia de marketing

Desenvolva uma estratégia permanente
As bebidas são uma parte vital da nossa vida cotidiana, transformando pequenos momentos a algo maior, consolidando vínculos sociais e alimentando ocasiões especiais. O desenvolvimento de uma estratégia permanente permite que sua marca esteja presente no momento da decisão, cada vez mais perto do ponto crucial da compra.

Compreenda o seu público
Os dispositivos móveis são altamente pessoais e individuais, assim como as bebidas. As pessoas agora esperam personalização não apenas em suas bebidas, mas também na forma como essas bebidas são comercializadas

Complemente sua estratégia 
As pessoas compram bebidas em bares, restaurantes e lojas. Planeje sua campanha desde o início para executar ações que vão além do Facebook e Instagram.

Entenda como eu posso ajudar o seu negócio. Me escreva agora mesmo. 

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    💁‍♀️  Jornalista, especialista em marketing. Falo sobre redes sociais e uso consciente da tecnologia. 🧠   

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