Entenda a diferença entre consultoria e mentoria

“É tudo coisa de coaching”, eles disseram. É muito comum colocar todas os serviços na conta de algo que a maioria desconhece sua funcionalidade. Eu já ouvi muito que é tudo a mesma coisa. Mas, não é bem assim. Tanto os propósitos quanto os caminhos a serem percorridos são completamente diferentes quando se trata se Consultoria e Mentoria. Vamos primeiro conceituar e depois exemplificar pra que fique mais claro.

A Consultoria é um serviço que aponta soluções para problemas que uma empresa não sabe ou precisa de ajuda para resolver. Ela não precisa ser especializada em um segmentado, mas pode ser em uma demanda específica. O diagnóstico vai apontar quais são as necessidades e recomendações. O consultor é responsável por garantir a implementação, acompanhamento e o sucesso do projeto.

Já a Mentoria deve ser exercida por um profissional que seja experiente em sua área de atuação. Alguém que já tenha vivido tempo e situações suficientes para aconselhar e compartilhar conhecimento que contribuam para o crescimento de um projeto.

Trazendo para o cenário do Social Media, mesmo que você seja recém formado é possível abrir um negócio de Consultoria. Mas, para ser Mentor é necessário que você tenha atuado por muitos anos no segmento do seu interesse.

Se sua marca, negócio ou você como profissional, reconhece que precisa de ajuda, o tipo de auxilio vai depender do objetivo. Se o objetivo é organizar os processos do departamento de redes sociais, sua empresa precisa de uma Consultoria que ofereça soluções, organizações e ferramentas que visam a otimização dos resultados, garantindo o desempenho da equipe, sem sobrecarga de trabalho. Se você acaba de assumir a diretoria de um departamento digital, você precisa de uma Mentoria para te aconselhar sobre o futuro a ser desenhado a partir da sua promoção.

Tanto na Consultoria, quanto na Mentoria, o ideal é que o profissional seja um verdadeiro especialista no área. A grande diferença está na atuação entre um e outro, já que o Consultor tem um forte papel na solução dos problemas que visam a expansão e o Mentor no norteamento das ações especialmente para iniciantes.

Outro indicativo que separam as duas frentes está na duração. Uma Consultoria tem data para começar e terminar. Já a Mentoria deve durar um longo período, sem um prazo determinado. Ambas as partes precisam estar confiantes de que o resultado foi obtido para colocar um fim na parceria. Algumas podendo durar muitos e muitos anos.

Se inscreva na minha Newsletter!

Sem spam, só o que interessa sobre a Vida de Social Media.

Redes Sociais

Mais artigos

Posts recentes

Como BAIXAR Ícones e em PNG no Flaticon

Hey, social media! Você que sempre procura por ícones focinhos para usar nas publicações, trago uma dica. O Flaticon tem zilhões de ícones e disponibiliza individualmente alguns grátis e outros

Fica de 👀  no seu e-mail que eu tô chegando com uma news lindinha. Me tira do SPAM, hein? 😇