Glossário do Social Media: palavras em inglês que podem ser substituídas

Eu acompanho o podcast “Propaganda não é só isso aí” há algum tempo e confesso a sua boa influencia nos meus questionamentos profissionais mais profundos. Não demorou muito pra me sentir que o Lucas Schuch é um companheiro nessa jornada que tenta levantar pontos importantes do mercado de trabalho com o objetivo final que as coisas mudem pra melhor.

Alguns assuntos passam despercebidos e assim como ele eu também faço a minha confissão de culpa. O nome do meu primeiro blog que surgiu em 2017 e que leva grande parte das minhas novas iniciativas de 2021 é justamente Vida de Social Media. Embora seja uma classificação indicativa de uma função que pode incluir criação, estratégia, monitoramento, relacionamento, análise, pesquisa, gestão, estratégia e planejamento, estamos falando do profissional responsável pelo gerenciamento de redes sociais.

Não acho que temos o poder de mudar certos termos ou nomes. Por exemplo, o Reels é uma ferramenta que permite criar microvídeos criativos usando áudios e efeitos. Como representantes do mercado, nosso trabalho pode acontecer nos sentido de ensinar a nossa audiência em como pronunciar o “rius”. A gente não vai falar “rēl” a não ser quem tenha o mínimo conhecimento de inglês básico e olha lá.

Diante dessas circunstâncias, assumo o compromisso de escrever e falar o máximo possível as palavras e termos em português. Traduzindo ou criando novas expressões que representam aquilo que eu quero dizer. Pra começar, nesse post estabeleci 6 que podem começar agora. Se você trabalha com marketing e redes sociais, trazer esse pensamento para o seu cotidiano vai ajudar muito no atendimento ao seu cliente. Na maioria das vezes, eles fingem entender e não perguntam por vergonha. Pense nisso!

Glossário do Social Media troque PALAVRA OU TERMO ESTRANGEIRO POR…

1. Analytics – Análise de dados

2. Block – Bloqueio

3.Brainstorming – Conversa para reunir ideias

4. Branding – Posicionamento, propósito e valores da marca

5. Briefing – Informações

6. Brand Persona – Personalidade da marca

7. Call – Ligação

8. Call to action – Chamada para ação

9. Copywriting – Produção de texto

10. Countdown – Contagem Regressiva

11. Deadline – Tempo limite

12. Direct do Instagram – Mensagens privadas

13. DM do Twitter – Mensagens diretas ou mensagens privadas

14. Facebook Insights – Ferramenta de dados do Facebook

15. Fan Page – Página de fãs

16. Feedback – Retorno

17. Followers – Seguidores

18. Forecast – Ajuste no orçamento

19. Flopar – Fracassar

20. Inbox do Facebook – Mensagem Privada

21. Job – Trabalho

22. Landing Page – Página para conversão

23. Lead – Contato interessado

24. Like – Curtir

25. Inbox – Mensagem Privada

26. Influencer – Influenciadora ou influenciador

27. Mashup – Mistura de conteúdo

28. Meeting – Reunião

29. Mindset – Mentalidade

30. Mutar – Silenciar

31. Post – Publicação

32. Reaction – Reações

33. Regram – Repostagem

34. Report – Relatório

35. Startar – Começar

36. Screenshot – Captura da tela

37. Share – Compartilhar

38. Target – Público

39. Teaser – Prévia

40. Timeline – Linha do Tempo

41. Trending Topics – Assuntos mais falados

42. Unfollow – Deixar de Seguir

43. Keyword – Palava-chave

Não custa nada lembrar que:

Gostou do post? Compartilhe!

camila-carvalho-avatar (1)

💁‍♀️  Jornalista, especialista em marketing. Falo sobre redes sociais e uso consciente da tecnologia. 🧠   

NEWSLETTER

EDITORIAS

Fica de 👀  no seu e-mail que eu tô chegando com uma news lindinha. Me tira do SPAM, hein? 😇