O ano da música no TikTok

No TikTok, os sons e os vídeos criativos que os acompanham se unem para promover conexões emocionais entre a música e seus ouvintes, inspirando os usuários a recorrer a serviços de streaming para reproduzir essas músicas repetidamente. Pessoas que descobrem música no TikTok estão tomando o poder de popularizar músicas e artistas em suas próprias mãos, tornando o TikTok a plataforma mais democrática do mundo, livre das limitações de rádios programadas ou playlists em streaming. Uma música viral no TikTok pode vir de qualquer ano, gênero ou artista, alimentada por uma comunidade ávida por encontrar e compartilhar novas obsessões musicais. A criatividade infinita da comunidade pode redefinir o contexto de uma música, criando um universo imersivo com a música em seu centro.

Enquanto o mundo da música espera um retorno à relativa normalidade em 2021, TikTok e sua comunidade apaixonada ainda estarão lá, cunhando sucessos e descobrindo novas superestrelas. 

Confira os dez artistas mais vistos no TikTok em 2020

  1. Garanhão Megan Thee
  2. Doja Cat
  3. Pop Smoke
  4. DaBaby
  5. Roddy Ricch
  6. Melanie Martinez
  7. Don Toliver
  8. Dua Lipa
  9. 24kGoldn
  10. Lil Uzi Vert

Descobrindo novos artistas

Em 2020, o TikTok consolidou sua posição como plataforma de referência para a descoberta de música, tornando-se uma plataforma de lançamento para artistas desconhecidos criarem impulso para suas carreiras. Dezenas de artistas exploraram seu sucesso no TikTok em grandes contratos de gravação, e muitos mais desfrutaram de picos de streaming ou picos de popularidade devido às tendências do TikTok. Os artistas abaixo vêm de muitos gêneros e origens diferentes, mas a maioria deles ajudou a fabricar seu próprio sucesso, mantendo um perfil ativo no TikTok e interagindo com os fãs. 

Depois de fazer seu nome no TikTok com sucessos como “Valentino” e “City Of Angels” em 2019, 24kGoldn saltou para a estratosfera em 2020 com ” Mood “, sua colaboração com iann dior que alcançou o primeiro lugar na Billboard e gerou 2,5 milhões de criações de vídeo .

Com sua atitude contagiante e bordões prontos, Flo Milli usou o TikTok para levar sua música a outro nível. ” May I “, de 20 anos, nativa do Alabama , uma referência de Snoop Dogg que bate palmas e inspirou 1,3 milhão de criações, ajudou a impulsionar seu álbum de estreia Ho, Why Is You Here para a Billboard 200.

A superestrela latina nativa do Panamá é um usuário TikTok muito ativo, e seus frequentes duetos de reação, clipes de bastidores e movimentos de dança charmosos lhe renderam 1,7 milhão de seguidores e um grande sucesso em ” Relación ” (4,2 milhões de criações de vídeo).

A autenticidade intransigente do rapper ppcocaine de 19 anos e a perspectiva LGBT ajudaram-na a ganhar 3,5 milhões de seguidores, vários sucessos virais (incluindo ” PJ “) e um contrato com a Columbia.

A estrela do rap de 17 anos causou um grande impacto quando lançou sua música ” Addison Rae “, chamando a atenção de um criador popular e ajudando a trazer a cultura TikTok para o mainstream.

Esse trio pop em ascensão cantou o que todos estávamos pensando em seu hino que definiu sua era, ” F2020 “, que eles revelaram no TikTok em um vídeo que obteve mais de 16,7 milhões de visualizações .

promoção ativa de Curtis Waters de sua canção “Stunnin” com Herm Franklin (1,3 milhão de criações de vídeo) no TikTok ajudou a tornar a alegre e confiante jam pop-rap uma das canções do verão.

O elevador pop do quarto conquistou um grande público (477 mil seguidores) ao se envolver com seus fãs e lançar trechos de novas músicas , incluindo seu single viral ” Dancing In My Room ” (1,5 milhão de criações)

Depois que seu tenor fantasmagórico agraciou o gancho para o hit da Billboard Hot 100 impulsionado por TikTok de Sleepy Hallow, ” Deep End Freestyle ” (criações de 530 mil), Fousheé foi a TikTok para apresentar a versão completa esfumada e cheia de alma de ” Deep End “, que tornou-se ainda maior impacto (3,7 milhões de criações) e tendência por várias semanas. 

A cantora e compositora Tate McRae, de 17 anos, trabalhou duro para construir uma audiência no TikTok em 2020 e foi recompensada com quase 2 milhões de seguidores, mais de 49 milhões de visualizações de hashtag e sucessos virais, incluindo “You Broke Me First” e “Stupid . “

O ex- vendedor da Verizon encontrou ouro com seu hit ” Stuck In The Middle ” (2,3 milhões de criações), uma presença constante nas paradas de Trending Songs da TikTok.

Esses especialistas em dança-rap AR de Little Rock são usuários ativos de TikTok e máquinas de canções virais, criando tendências com sucessos como ” SIX FO ‘ ” (1,5 milhão de criações), ” Hustle & Flow ” (1,8 milhão de criações), ” Roscoes ” (1,1 milhões de criações) e muito mais.

Uma estrela pop em ascensão cujo hit “Figure It Out” tem mais de 480 mil criações de vídeo e 20 milhões de streams do Spotify, Blu DeTiger ilumina como o baixista favorito de TikTok, tocando músicas de todos os gêneros.

O rapper conhecedor da Internet cativou o público com sua voz rouca e letras viscerais, enquanto TikTok (incluindo @emmalangevin ) ajudava a impulsionar “E-GIRLS ARE RUINING MY LIFE” ft. Savage Ga $ p a várias semanas no top ten de Gráfico Viral 50 do Spotify.

Escrita em 2015, a balada emocional de Taylor “Surrender” se tornou uma das canções mais populares de TikTok em 2020 (mais de 5 milhões de criações de vídeo), oferecendo uma trilha sonora comovente para histórias emocionantes.

É importante ressaltar que esses artistas são apenas uma pequena fração dos artistas emergentes que causaram um grande impacto na plataforma.

Transmissões especiais que aconteceram em 2020

A pandemia forçou a indústria da música a entrar nas transmissões ao vivo. O TikTok ofereceu uma ampla variedade de entretenimento para dar aos artistas a oportunidade de mostrar seus talentos, executar sua visão e interagir com os fãs.  Confira alguns destaques:

  • Criado em parceria com XO / Republic, Wave e The Weeknd, #TheWeekndEXP foi um dos eventos virtuais domésticos de maior sucesso do ano, atraindo 2 milhões de visualizações no total e 275 mil visualizadores simultâneos para o desempenho de realidade aprimorada, levantando mais de $ 350.000 para a Equal Justice Initiative.
  • O TikTok proporcionou experiências inesquecíveis para alunos do último ano do ensino médio perdendo experiências de vida com um baile de formatura virtual , apresentando DJ sets de Diplo e Dillon Francis, e encenou uma cerimônia de graduação especial para a Classe de 2020, com participações especiais de Bad Bunny, HER, The Jonas Brothers, Pharrell e muitos outros.
  • TikTok se juntou a Jennifer Lopez e Maluma para dar uma olhada exclusiva nos bastidores de seu videoclipe dois-em-um para “Pa Ti / Lonely”. 
  • Artistas A-List participaram da série ” Watermarked ” do TikTok, dando aos usuários do TikTok a oportunidade de interagir com os artistas e ver seus novos álbuns minutos antes de entrarem nos serviços de streaming. Com mais de 1,2 milhão de visualizações únicas, a série “Watermarked” incluiu streams TikTok LIVE de Miley Cyrus e Trippie Redd.
  • A TikTok destacou sua grande comunidade de músicos de Rock e Alternativos com #AltRocktober , contratando contas para os membros da banda Fleetwood Mac Mick Fleetwood e Stevie Nicks e hospedando uma série de transmissões populares do TikTok LIVE com Tommy Lee, Rivers Cuomo e muitos outros.
  • Prestando homenagem à sua grande comunidade de fãs de R&B, a TikTok hospedou uma série de streams TikTok LIVE com artistas como Ne-Yo, Mario, Miguel, Tinashe, Pink $ weats, durante sua iniciativa #RnBVibes .
  • Durante todo o ano, TikTok apresentou ” Sound Off In The Comments “, transmissões ao vivo de sucesso rápido em que artistas e celebridades levaram trinta minutos para fazer uma sessão de perguntas e respostas, apresentar uma apresentação simplificada ou uma combinação dos dois. Artistas notáveis ​​que apresentaram Sound-Offs incluem Liam Payne, Queen Naija, T-Pain, Pia Mia e muitos mais.

Ícones lendários da música também estiveram no TikTok em 2020

Alguns dos artistas mais incríveis da música fizeram parcerias para trazer suas músicas ao TikTok. Recontextualizando seus legados artísticos com vídeos curtos e dando início a novas tendências com canções clássicas. Artistas como Prince e Queen deixaram sua marca na plataforma com entradas dramáticas e outros como John Lennon (“Beautiful Boy”) e Oasis (“Wonderwall”) tiveram sucessos virais de seu catálogo. Abaixo, confira algumas contas do TikTok que ajudam a fortalecer o legado de ícones.

Músicas revitalizadas, você se lembra desses sucessos?

Muitas das tendências do TikTok vêm de estrelas atuais ou artistas emergentes, mas um número cada vez maior de tendências do TikTok usa sons de músicas que têm anos ou mesmo décadas. 

Um TikTok bem posicionado pode reavivar o interesse por clássicos bem conhecidos (impossível não citar o @ 420doggface208 ) ou desenterrar um sucesso esquecido (Cars That Go Boom de L’Trimm de 1988 que gerou 2,6 milhões de criações). 

Muitas canções tiveram um aumento massivo de streams como resultado da tendência no TikTok – estimulado por uma tendência de alto perfil. Por exemplo, “Dreams” do Fleetwood Mac, voltou a entrar no Billboard Hot 100 após 43 anos. Confira alguns sucessos que tiveram um grande impacto:

  • “Dreams” – Fleetwood Mac
  • “It’s Tricky” – Run DMC
  • “Bullletproof” – La Roux
  • “I’m Just A Kid” –  Simple Plan 
  • “How Bizarre” – OMC
  • “Mr. Blue Sky” – ELO
  • “Beautiful Boy” – John Lennon
  • “Cars That Go Boom” – L’Trimm
  • “Because of You” – Ne-Yo
  • “No Role Modelz” – J. Cole
  • “Rasputin” – Boney M.
  • “Boom, Boom, Boom, Boom” – Vengaboys
  • “Promiscuous” – Nelly Furtado
  • “Girlfriend” – Avril Lavigne
  • “Potential Breakup Song” – Aly & AJ
  • “Where Is The Love?” – The Black Eyed Peas
  • “Say I Yi Yi” – Ying Yang Twins

Se inscreva na minha Newsletter!

Sem spam, só o que interessa sobre a Vida de Social Media.

Redes Sociais

Mais artigos

Posts recentes

Como BAIXAR Ícones e em PNG no Flaticon

Hey, social media! Você que sempre procura por ícones focinhos para usar nas publicações, trago uma dica. O Flaticon tem zilhões de ícones e disponibiliza individualmente alguns grátis e outros

Como colocar senha no TikTok

O recurso de senha do TikTok vai te ajudar a limitar o tempo que você ou que alguém que você precisa ficar de olho, passa dentro do aplicativo. Basicamente, você

Fica de 👀  no seu e-mail que eu tô chegando com uma news lindinha. Me tira do SPAM, hein? 😇