Passo a passo para a veiculação de anúncios políticos

Para oferecer mais informações às pessoas sobre os anúncios que elas veem nas plataformas do Facebook, nos últimos anos, foram feitas mudanças importantes para ajudar a garantir maior autenticidade e transparência em anúncios sobre eleições ou política no Brasil.

O objetivo é deixar mais claro quem está por trás dos anúncios e oferecer maior transparência.

O anunciante é responsável por colocar os rótulos de “Pago por” ou “Propaganda Eleitoral” nos anúncios sobre eleições ou política. Esses anúncios ficarão disponíveis publicamente na Biblioteca de Anúncios por sete anos. Além disso, os anunciantes podem fornecer o número do CNPJ ou do CPF (conforme exigido pela lei local). Ele será exibido na Biblioteca de Anúncios e aparecerá acima do anúncio quando alguém tocar no ícone “i”. Essa exigência se aplica a qualquer pessoa que realize ações em anúncios que façam referência a figuras políticas, partidos políticos ou eleições (incluindo campanhas de incentivo ao voto), como iniciar ou pausar anúncios, ajustar o direcionamento ou qualquer outra função relacionada ao gerenciamento de anúncios.

Por isso, é necessário seguir 3 requisitos para anúncios sobre eleições ou temas políticos.

1- Autorização
2- Compra de Anúncios
3- Biblioteca de Anúncios

1- Confirmação de identidade e autorizações

A partir do início de agosto de 2020, qualquer pessoa que quiser veicular anúncios sobre eleições ou política no Brasil deverá concluir o processo de autorização. Para fazer isso, o perfil anunciante deverá enviar um documento de identificação para confirmar a identidade, verificar sua localização no Brasil e fornecer mais informações sobre a pessoa ou a organização responsável pelo anúncio.

As pessoas que quiserem veicular anúncios sobre temas sociais, eleições ou política no Brasil deverão confirmar a identidade e autorizar uma Página com um rótulo válido. A confirmação de identidade é feita de modo individual e consiste em:

  • Ativar a autenticação de dois fatores
  • Enviar um passaporte brasileiro, um documento de identificação nacional (RG) ou uma carteira de habilitação válidos, além do número do CPF
  • Confirmar a residência no Brasil – Ressaltando que se os sinais de localização não confirmarem sua localização no Brasil, você deverá concluir o processo de verificação de localização

Segundo o Facebook, o documento de identificação é usado para ajudar a confirmar sua identidade em parceria com prestadores de serviço confiáveis. O documento de identidade também é usado para ajudar a detectar e evitar riscos como imitação ou roubo de identidade. Por fim, o documento não será compartilhado no perfil, na Biblioteca de Anúncios, em anúncios ou com outros administradores das páginas ou contas de anúncios. Após a confirmação da identidade, o Facebook vai fazer as verificações de conformidade e excluirá o documento dentro de 30 dias. Quando exigido por lei, é armazenado de modo seguro nome e data de nascimento por um período maior.

O anunciante é responsável por colocar os rótulos de “Pago por” ou “Propaganda Eleitoral” nos anúncios sobre eleições ou política. Esses anúncios ficarão disponíveis publicamente na Biblioteca de Anúncios por sete anos. Além disso, os anunciantes podem fornecer o número do CNPJ ou do CPF (conforme exigido pela lei local). Ele será exibido na Biblioteca de Anúncios e aparecerá acima do anúncio quando alguém tocar no ícone “i”. Essa exigência se aplica a qualquer pessoa que realize ações em anúncios que façam referência a figuras políticas, partidos políticos ou eleições (incluindo campanhas de incentivo ao voto), como iniciar ou pausar anúncios, ajustar o direcionamento ou qualquer outra função relacionada ao gerenciamento de anúncios.

2- Compra de anúncios políticos

Todo anúncio sobre eleições ou política deve exibir um rótulo. Você pode selecionar:

  • Pago por
  • Propaganda Eleitoral
  • Nome do administrador da Página

Para aumentar a transparência e a responsabilização, o rótulo deve incluir o nome da pessoa ou da entidade responsável pelos anúncios. As informações adicionais fornecidas ao Facebook serão disponibilizadas publicamente na Biblioteca de Anúncios e nesses anúncios. Em todos os casos, caberá ao anunciante cumprir os requisitos legais locais relacionados com publicidade e Propaganda Eleitoral. Você deverá receber uma decisão sobre seus rótulos dentro de 24 horas.

Quando um rótulo é enviado, você pode atribuí-lo a uma conta de anúncios. Há duas opções para vincular contas de anúncios a novos rótulos e veicular anúncios. Você pode criar novos anúncios usando uma conta de anúncios diferente para veicular anúncios sem interrupções ou substituir o rótulo antigo pelo novo usando sua conta de anúncios atualmente vinculada. Seus anúncios com os novos rótulos não poderão ser veiculados por até 72 horas, até a conclusão da análise.

Depois que um rótulo válido for aprovado, a Página se qualificará automaticamente para a transparência do país do administrador da Página. Lembre-se de que:

  • O administrador da Página precisará fazer isso apenas uma vez. A Página não deverá passar por esse processo toda vez que alguém quiser veicular um anúncio.
  • Quando o novo rótulo for enviado e a organização for confirmada, todas as pessoas que são autorizadas e gerenciam anúncios poderão usar o rótulo aprovado.
  • O administrador da Página que criar rótulos poderá compartilhar os que foram aprovados para uso em outras Páginas que administra.
  • Quando o administrador da Página que criou ou compartilhou o rótulo for removido, não será mais possível usar o rótulo. Todos os anúncios que o contêm serão pausados.

3- Biblioteca de Anúncios

Há alguns anos, o Facebook criou uma biblioteca pública que pode ser pesquisada e contém todos os anúncios sobre temas sociais, eleições ou política. Ela ajuda a tornar a publicidade transparente de maneira global, dando às pessoas mais informações sobre os anúncios que elas veem.

A Biblioteca de Anúncios oferece informações adicionais dos anúncios sobre temas sociais, eleições ou política, como o intervalo de gastos, o detalhamento de alcance e o nome da entidade ou da pessoa responsável pelo anúncio. Além disso, a Biblioteca de Anúncios exibe todos os anúncios ativos no Facebook. Anúncios sobre eleições ou política são adicionados à Biblioteca de Anúncios assim que recebem a primeira impressão e permanecem nesse local por sete anos.

Quando anúncios ilegais forem apropriadamente removidos, eles não aparecerão na Biblioteca de Anúncios como anúncios ativos e não serão armazenados na seção de anúncios sobre temas sociais, eleições ou política. Se um anúncio já estiver na Biblioteca de Anúncios como um anúncio sobre temas sociais, eleições ou política e depois for reprovado como resultado de uma solicitação de remoção legal, ele permanecerá na Biblioteca de Anúncios, mas será exibido com um escudo.

Vídeo no Youtube

Em duas oportunidades falei sobre esse assunto no meu canal, sendo o mais recente nessa semana. Assista:

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camila-carvalho-avatar (1)

💁‍♀️  Jornalista, especialista em marketing. Falo sobre redes sociais e uso consciente da tecnologia. 🧠   

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