Política: Como veicular anúncios de candidatos no Facebook e Instagram

A partir de hoje, 16 de agosto, começa a propaganda eleitoral das eleições 2018 e a grande novidade é a liberação do TSE para propaganda na internet. É possível veicular anúncios no Facebook após cumprir uma série de validações. Não é qualquer pessoa que pode veicular anúncios dessa categoria, pois a plataforma está empenhada em evitar que pessoas mal-intencionadas utilizem a desinformação para prejudicar o processo democrático. Então, mudanças importantes foram realizadas para trazer novos padrões de transparência aos anúncios, especialmente quando esses anúncios possuem conteúdo político.

Eleições 2018: Conheça as regras para os anúncios pagos em mídias sociais

Em junho, a plataforma lançou a possibilidade de as pessoas verem todos os anúncios que uma Página está veiculando no Facebook e no Instagram, mesmo que esses anúncios não tenham aparecido em seu Feed de Notícias, os famosos dark posts. Você também pode saber mais sobre as Páginas, mesmo que elas não anunciem. Por exemplo, você pode ver quaisquer alterações de nome recentes e a data em que a Página foi criada. Todas as Páginas agora têm uma seção “Informações e anúncios” no menu à esquerda, onde todos os anúncios ativos são exibidos.

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BIBLIOTECA DE ANÚNCIOS

Quando se trata de anúncios políticos, O Facebook quer ser ainda mais transparente, com isso, o Brasil é o segundo país do mundo onde foi lançada, as marcações que informam às pessoas quem pagou pelos anúncios relacionados à política, além da ferramenta Biblioteca de Anúncios, que hospedará por 7 anos os anúncios relacionados à política.

biblioteca de anúncios

Para acessar a Biblioteca de Anúncios: https://www.facebook.com/ads/archive 

Qualquer pessoa pode usar a Biblioteca de Anúncios para visualizar e procurar por anúncios, desde que tenham entrado no Facebook. No entanto, se os anúncios tiverem determinados tipos de conteúdo, como bebida alcoólica ou jogos de azar, o criativo do anúncio não é exibido para menores de idade, com base na idade declarada pelas pessoas.

É possível pesquisar usando qualquer termo ou nome. Pesquisas comuns podem incluir nomes de figuras políticas ou de organizações que pagaram por anúncios relacionados a política ou a temas de importância nacional. Quando alguém faz uma pesquisa na Biblioteca de Anúncios, qualquer anúncio que inclua o termo pesquisado pode aparecer, bem como os anúncios veiculados por Páginas que incluam o termo.

Quando se clica em um anúncio, aparecem informações específicas sobre o anúncio. Essas informações podem incluir:

  • Ativo ou inativo: As pessoas podem ver se o anúncio está ou não sendo veiculado no momento.
  • Aviso de reprovação: Se um anúncio na Biblioteca de Anúncios esteve ativo, mas foi reprovado depois, aparecerá como “reprovado”.
  • Duração: As pessoas podem ver a duração do anúncio (por exemplo, de 18 a 23 de outubro de 2018).
  • Impressões: As pessoas veem uma faixa do número de impressões que o anúncio recebeu (por exemplo, 1 a 5 mil), não o número exato.
  • Valor gasto: As pessoas veem uma faixa do valor gasto no anúncio (por exemplo, US$ 1 a US$ 5 mil), não o valor exato.
  • Informações demográficas (idade e gênero): As pessoas veem o porcentual de pessoas por idade e gênero que geraram uma impressão do anúncio.
  • Localização: As pessoas veem informações sobre a(s) localização(ões) onde o anúncio foi visualizado.

O Facebook começou a coletar anúncios em 16 de agosto de 2018.

Registro para veicular Anúncios relacionados a política

Desde o dia 31 de julho, os anunciantes no Brasil podem se registrar no Facebook para marcar seus anúncios como eleitorais. Eles precisarão passar por autorizações para realizar essa ação.

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Com isso, os anunciantes poderão usar um rótulo de propaganda eleitoral, que ficará assim:

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PASSO A PASSO

1- Acesse a página do candidato no Facebook, vá em CONFIGURAÇÕES > AUTORIZAÇÃO

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2- Em autorizações, você deve cumprir as etapas estabelecidas pelo Facebook que começa escolhendo o país onde você (que vai subir os anúncios do candidato) mora, ou seja, Brasil. Ao fazer isso, a plataforma vai mostrar uma prévia de como o Aviso Legal constando o CNPJ do candidato vai aparecer no anúncio.

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ETAPA 1

Na sequência, iniciamos a verificação da Etapa 1, que é a confirmação da sua identidade.

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Aqui, a plataforma vai pedir pra você habilitar a autenticação de dois fatores, que é uma medida de segurança que ajuda a proteger sua conta. Ao configurar esse recurso, você terá a opção de fornecer um número de celular. Ele será usado para o envio de códigos quando você entrar em um dispositivo não reconhecido pelo Facebook. Você também poderá usá-lo para redefinir sua senha, entre outros recursos. Somente você verá o número. Se não quiser usar um número de telefone, você poderá usar um aplicativo de autenticação de terceiros.

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Nessa mesma etapa, também é necessário confirmar o país de localização e a identificação pessoal. O Facebook está fazendo essa coleta de informações, que não serão compartilhadas em lugar algum, mas ficaram em um banco de dados a serem excluídas dentro de 30 dias. Eles divulgaram uma Política de Dados recentemente e falam mais sobre isso.

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Depois de clicar em COMEÇAR, vai aparecer na tela a primeira fase, que é a autenticação de dois fatores.

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Depois de clicar em começar, você terá duas opções. Caso opte pelo número de celular, você não conseguirá usar um número usado recentemente em outra conta.

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Eu já fiz com o meu número na minha conta pessoal, então usei o Aplicativo de Autenticação do Google para uma segunda conta e funcionou perfeitamente.

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Seguimos para a segunda fase, que é a confirmação do país.

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Ao clicar em CONFIRMAR LOCALIZAÇÃO PRINCIPAL, você deverá inserir seu endereço, caso o Facebook não consiga fazer a identificação automaticamente.

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Segundo o Facebook, uma carta é enviada para o endereço fornecido. Eu ainda estou no prazo para o recebimento da minha, então não tenho mais detalhes sobre isso.

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Para confirmar sua identidade, você deve selecionar uma das opções oferecidas.

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Somente no caso do passaporte, não é necessário carregar frente e verso devido ao formato do documento. Para RG e passaporte, recomendo que faça uma digitalização colorida e verifique no arquivo com o botão direito do mouse, qual é o formato. Caso não atenda às exigências de 1500×1000, abra um arquivo no Photoshop com essas medidas ou se preferir ir na “unha”, use o Paint para ampliar ou diminuir a imagem até chegar ao tamanho. Uma dica é ter arquivos de boa qualidade e sem espaços brancos nas laterais. Isso ajuda com que o documento não seja recursado.

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Quando o Facebook concluir a verificação (a minha demorou menos de 24h), um selinho verde vai aparecer ao lado do seu nome. Você precisará fazer esse processo apenas uma vez, independente do número de páginas ou contas de anúncios de candidatos que você gerencie. Caso tenha algum problema, a aprovação fica pendente e você pode não ser notificado. Por isso, é sempre bom acompanhar regularmente em CONFIGURAÇÕES > AUTORIZAÇÕES.

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ETAPA 2

Ela é bem simples e consiste no preenchimento de dados e da conta de anúncios que vai veicular.

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Ao clicar em INICIAR, você deve aceitar os Termos & Condições, infelizmente em inglês.

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Em resumo diz que o Facebook está testando um conjunto de produtos para facilitar o uso da publicidade política, incluindo o rótulo nos anúncios e incluindo os anúncios na biblioteca. O texto também fala o que é considerado propaganda política: for feito por ou em nome de um candidato a cargo público, partido político ou comitê de ação política; b) defende o resultado de uma eleição para um cargo público ou se relaciona com a votação em uma eleição para cargo público; c) refere-se a qualquer questão legislativa nacional de importância pública no local onde o anúncio está sendo executado; d) é de outra forma regulamentada como propaganda política ou relacionada a eleições, ou e) é de outra forma definida como propaganda política nas Políticas de Publicidade do Facebook.

Ao concordar, você também autoriza que o Facebook a fornecer e reportar os anúncios por 7 anos a partir da data de divulgação. São os dados que aparecem na Biblioteca de Anúncios.

Além disso, o Facebook diz que de tempos em tempos, poderá atualizar os termos e antecipadamente, você já está aceitando mesmo sem saber. Para agências que veiculam anúncios em nome de algum candidato, diz que é preciso garantir que trata-se de um agente autorizado para falar em nome do anunciante e que se responsabiliza por qualquer reclamação, ações, perdas, danos, custos e despesas resultantes de uma violação, isentando o Facebook de qualquer responsabilidade nesse sentido. Ele avisa também que está em fase BETA, ou seja, pode conter erros e que não é obrigado a corrigi-los. Incluindo, dados perdidos ou taxas de veiculação.

Escolha a conta (ou as contas) que você deseja ATIVAR.

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Depois, é preciso editar os avisos legais. Quando o anúncio é relacionado a política ou temas de importância nacional, eles terão um rótulo mostrando quem pagou pelo anúncio, esse é o aviso legal, que precisa indicar precisamente a organização ou pessoa que está pagando pelo anúncio, incluindo o CNPJ/CPF onde exigido por lei. Lembre-se: “Você é o único responsável por garantir que o anunciante está legalmente qualificado para veicular anúncios e que o anúncio está em conformidade com todas as leis aplicáveis”.

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Avance para analisar e enviar. Essa etapa também demorou até 24h para o Facebook aprovar. Quando estiver tudo certo, você vai ver um selinho verde que mostra que a página pode veicular anúncios políticos na conta escolhida. É preciso acompanhar em CONFIGURAÇÕES > AUTORIZAÇÕES.

etapa 4

VEICULANDO O ANÚNCIO

Ao escolher a identidade do seu anúncio, que pode ser orgânico (já postado na página) ou dark post (que não aparece na página), é indispensável a seleção dessa caixa. Após receber autorização para a Página, você verá uma caixa de seleção que diz “Este anúncio está relacionado a política ou a um tema de importância nacional”, quando criar anúncios em um computador desktop. Se criar os anúncios em um dispositivo móvel, verá um botão. Por padrão, a caixa de seleção será marcada ou, em dispositivos móveis, o botão será ativado e o aviso legal definido será exibido. Se criar anúncios da Página que não são políticos, você terá a opção de desmarcar a caixa ou de desativar o botão.

Na parte superior de cada um dos anúncios relacionados a política ou temas de importância nacional, haverá um aviso legal que especifica a pessoa ou organização que pagou pelo anúncio.

Todos os anúncios que incluam um aviso legal continuarão sujeitos à análise de anúncios. Se a análise determinar que o anúncio viola alguma de nossas políticas de publicidade, nós não o aprovaremos. Você terá a opção de contestar a decisão e fazer com que o anúncio seja analisado novamente.

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Somente com a caixa preenchida é que vai aparecer o Aviso Legal de que a postagem trata-se de um anúncio político.

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PAGAMENTOS COM BOLETO

Caso queira veicular anúncios com pagamento em boleto é necessário habilitar uma CONTA PESSOAL DE ANÚNCIOS, disponível para os perfis. Caso você já tenha feito isso antes e escolhido como opção CARTÃO DE CRÉDITO, não é possível alterar para boleto.

Para habilitar ou saber informações sobre sua conta, acesse: https://www.facebook.com/ads/manager/account_settings/information e verifique em COBRANÇAS as formas de pagamento disponíveis.

Se não for possível, crie um novo perfil, que represente uma pessoa de verdade, envie os documentos de comprovação de identidade para o Facebook (Disponível nas configurações gerais) e habilite a conta pessoal de anúncios, dando acesso aos responsáveis envolvidos como nas contas de anúncios profissionais. Ela tem o mesmo funcionamento e não tem nenhuma alteração nesse sentido.

Para criar um novo boleto:

  1. Acesse as Configurações de pagamento.
  2. Clique em Adicionar dinheiro.
  3. Escolha Boleto Bancário, preencha as informações e clique em Continuar.
  4. Siga as demais instruções para criar seu boleto.

Um novo número de conta do Boleto Bancário e um recibo serão automaticamente criados no sistema. Você pode pagar o boleto no seu banco (online ou pessoalmente) ou nas lojas de varejo conveniadas. O prazo para compensação é de até 72h, mas nas minhas experiências, o saldo ficava disponível na conta em no máximo 48h.

ESSE PROCESSO PRECISA SER FEITO ANTES DA ETAPA 2.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • Caso queira emitir boleto, é necessário ter acesso a uma conta de Facebook e criar uma conta de anúncios pessoal. Nela, incluir os dados do CNPJ e CEP da campanha. Depois, dê acesso às pessoas que farão os anúncios. É preciso que o perfil seja real e de preferência, que você envie os documentos de comprovação de identidade para não ter a conta bloqueada pelo Facebook no meio da campanha.
  • Todos os anúncios que incluam um aviso legal continuarão sujeitos à análise de anúncios. Se a análise determinar que o anúncio viola alguma das políticas de publicidade do Facebook, ele não será aprovado. Você terá a opção de contestar a decisão e fazer com que o anúncio seja analisado novamente.
  • Se você vinculou as contas da Página do Facebook e do Instagram e deseja veicular anúncios relacionados a política ou temas de importância nacional nessas duas plataformas, o nome da Página do Facebook e do perfil do Instagram devem ser exatamente iguais. Se eles não corresponderem, você receberá um erro ao criar anúncios e precisará confirmar a correspondência dos nomes antes de continuar. Se não quiser alterar o nome da Página do Facebook ou do Instagram, você poderá remover o Instagram da seleção de posicionamento do anúncio e veicular anúncios somente no Facebook. Saiba como atualizar o nome da Página ou o nome do perfil do Instagram.
  • Mesmo que não tenha vinculado a Página do Facebook a uma conta do Instagram, você poderá veicular anúncios relacionados a política ou temas de importância nacional no Instagram, e o nome da Página do Facebook será exibido nos anúncios do Instagram.
  • Biblioteca de Anúncios permite visualizar e pesquisar anúncios relacionados a política ou a temas de importância nacional que foram veiculados no Facebook ou no Instagram. A Biblioteca de Anúncios pode incluir anúncios históricos e atuais.

NOTA FISCAL E PRESTAÇÃO DE CONTAS

Esse é um ponto que merece muita atenção. A prestação de contas com o Tribunal deve acontecer até o dia 5 de outubro.

O Facebook/Google veiculam anúncios e cobram proporcionalmente os valores até o dia 30 ou 31 de cada mês. Ou seja, se em setembro, você veiculou até o dia 31, às 23h, essa cobrança virá na nota fiscal emitida em novembro, ou seja, não entrará na prestação de contas.

A emissão da NF do Facebook/Google acontece, normalmente, dia 3. Mas, no mês passado, por exemplo, houve um problema no sistema de faturamento do Facebook e a NF foi disponibilizada dia 6.

Conclusão: É preciso ter muita atenção às datas e veiculações.

A lei proíbe a publicação de novos conteúdos na internet, mesmo que de forma orgânica e que seja um simples ‘Vote em mim’ ou “Bom dia” a partir da meia-noite do domingo, 7 de outubro. isso significa que anúncios também deverão ser pausados ou feitos até essa data limite. Mas, requer atenção redobrada para que o valor investido seja realmente gasto para constar na Nota Fiscal que será utilizada na prestação de contas. 

Conforme eu tiver atualizações, faço nesse mesmo post. 🙂

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