Respondendo a pergunta que sempre me fazem sobre a vida útil dos posts… Minha resposta sempre é: DEPENDE.
Embora pesquisas apontem um tempo estimado das postagens, muitos fatores devem ser levados em consideração na hora de falarmos sobre esse assunto.
Nas minhas contas, falei sobre a RELEVÂNCIA que nada mais é quando um post se torna forte o suficiente a ponto de engajar muitas pessoas. Mas, pra chegar a tão sonhada palavrinha citada, é preciso se atentar aos detalhes:
- Use boas imagens – humanos e produtos reais
- Legenda impecável – adicione emojis e respeite a linguagem da sua marca/personalidade
- Evite erros de interpretação
- Produza conteúdo de forma estratégica
- Entregue algo que tenha valor pra o seu público
- Não exagere nas hashtags (elas funcionam bem no Twitter, Instagram e Stories)
- Construa diálogos
- Responda comentários
Mas, se você quer prolongar mesmo a vida útil do seu post, é bem simples: FAÇA UMA CAMPANHA E INVISTA NO ALCANCE BASEADO NA FREQUÊNCIA. Comece com ajuda profissional, que mesmo com verbas pequenas, é possível obter resultados satisfatórios e aumentar o valor destinado pra esse objetivo com o passar do tempo.
Foi se o tempo, que quantidade de postagens era sinônimo de grandes interações. A realidade hoje, 20 de fevereiro de 2018, é clara: conteúdo estratégico + distribuição estratégica. De nada adianta, investir tempo e muitas vezes dinheiro, para produzir um post e obter 30 pessoas alcançadas com 10 likes dos seus amigos. Isso não é produzir conteúdo. Isso não é gerenciar mídias sociais. Isso não é criar relacionamento. Isso não faz com que você conte sua história.
A análise estratégica permite com que você não coloque esforços onde você não tem resultado, bem como te permite colocar ainda mais força e empenho de onde chegam seus clientes em potencial. Por exemplo: Antes de divulgar os posts do meu site, eu analiso via Analytics (AQUISIÇÃO > CANAIS >REDES SOCIAIS) de onde vem o tráfego pra cá e diante disso, penso na distribuição do conteúdo, explorando formatos diferentes nas principais mídias que me trazem resultado.
No Facebook fiz um GIF/Vìdeo com textinho e link para o site.
No Instagram fiz uma grade com fotos explorando a vida útil dos posts.
No Stories repliquei o mesmo conteúdo do Instagram, mas com hashtags.
No Twitter, coloquei o link + texto + imagem
No Youtube, ainda não tenho vida no Youtube rsrs
Ao olhar os dados, sei exatamente onde devo me esforçar para produzir e post meu melhor conteúdo e onde posso investir que terei bons resultados. É complexo falar sobre relevância, pois pra chegar nela, é preciso planejar e agir de forma estratégica, olhando para os personas, objetivos e números, por isso compartilhei uma pitadinha com vocês.