Quantas hashtags devo usar no Instagram?

Jogo da velha seguido de uma palavra, as hashtags estão presentes em quase todas as mídias sociais e funcionam perfeitamente no Instagram. É um jeito fácil e rápido de encontrar o que os demais usuários estão postando, como se fosse um agrupador de interesse, já que é possível clicar no hiperlink e navegar pelas publicações públicas que utilizaram a palavra em questão.

O fato é que existem muitas dúvidas sobre o uso das hashtags e a pergunta que eu mais ouço é exatamente a que está no título desse post: QUANTAS HASHTAGS DEVO USAR NO INSTAGRAM? Minha resposta é: depende.

Analisando um contexto geral, cada publicação pode ter até 2.200 caracteres e até 30 hashtags, mas isso não significa que o recomendável é utilizar toda essa capacidade. Os algoritmos são compostos por robozinhos que realizam varreduras para detectar conteúdos que não estão de acordo com a política da plataforma e se você sempre estiver no limite máximo, é muito provável que seus posts serão punidos com cada vez menos alcance orgânico. Visualmente também não é nada agradável, dependendo da formatação da legenda. Algumas pessoas dizem que publicar as hashtags no primeiro post surte mais efeito do que na legenda. Mas, saiba que se trata de uma especulação, nada oficial.

Gosto de trabalhar com números concretos, por isso trago mais um insight da pesquisa feita pela FAAP (Fundação Getúlio Vargas) em parceria com a em parceria com a Socialbakers que apresenta o desempenho dos 100 perfis no Brasil com mais interações nas quatro principais plataformas utilizadas para o relacionamento entre as marcas e seus consumidores nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Veja aqui: MS360FAAP_2018- 01_Q4.

De acordo com a análise, essa é a quantidade de hashtags usadas pelas empresas COM MAIOR ENGAJAMENTO NO BRASIL:

27% – #0
16% – #1
31% – #2-3
14% – #4-5
7% –   #6-10
5% –   #+de10

uso_hashtags_resposta_faap_360

Isso quer dizer que a quantidade de hashtags não está diretamente ligada ao engajamento e que a maioria delas usa apenas de 2 a 3 em suas postagens. 

Minha experiência: No meu perfil pessoal, faço diversos testes, usando mais e menos. A grande diferença está na amplitude do alcance quando eu utilizo determinadas tags mais genéricas. Ganho curtidas e até mesmo, muitos seguidores. Mas, dias depois, não os sigo de volta e eles simplesmente desaparecem. Minha suposição é de que se tratam de boots, robozinhos que ficam buscando postagens com determinadas hashtags de interesse de quem os contratou para que siga o perfil e depois deixe de seguir automaticamente. Essa prática é conhecida no mercado, mas não é validada por profissionais sérios e com o mínimo de entendimento no negócio. A curto prazo, essa atitude até pode trazer volume, mas saiba que quanto mais abrangente, menos qualidade terá o seu engajamento. Eu chamo isso de um excelente engana trouxa. Você acha que tá se dando bem, vendo as curtidas aumentarem e depois se decepciona quando seus novos seguidores vão embora sem motivo aparente.

10 DICAS PARA ESCOLHER HASHTAGS

1- Dê uma olhada nas tags usadas pelas contas que são referência para o seu negócio ou perfil
2- Cheque a concorrência, claro!
3- Analise hashtags de palavras que são sinônimos
4- Aproveite o buscador do próprio Instagram para fazer pesquisas, por lá ele mostra a quantidade de postagens usando a palavra que você tiver interesse
5- Não use palavras genéricas demais
6- Crie uma hashtag própria, relacionada à algum aspecto do seu negócio
7- Emojis também são hashtags 🙂
8- Observe o comportamento das pessoas que postam com as tags que você tem interesse
9- Não edite o post depois de publicado para acrescentar hashtags, isso pode diminuir o alcance
10- Crie uma lista com as hashtags e caso utilize mais o smartphone, como eu, coloque no app notas pra copiar e colar quando fizer novos posts – atualize essa seleção com frequência

hashtags_uso_instagram_marketing_camila_carvalho

COMO SEGUIR UMA HASHTAG NO INSTAGRAM

Para seguir uma hashtag no Instagram , é bem simples. Basta fazer uma pesquisa com a palavra que representa o assunto do seu interesse. Você pode também encontrá-la em alguma publicação. Ao clicar na hashtag, vá em “SEGUIR” para começar a acompanhar as publicações feitas de modo público pelos usuários. Elas vão aparecer no seu feed do Instagram, como se fosse uma postagem nova. Porém, estará devidamente identificada

AS 10 HASHTAGS MAIS POPULARES EM 2017

1. #love – 1.055.863.866
2. #instagood – 574.190.281
3. #photooftheday – 407.671.682
4. #beautiful – 379.321.180
5. #fashion – 367.351.709
6. #tbt – 366.961.656
7. #happy – 362.295.044
8. #cute – 359.580.548
9. #me – 318.507.981
10. #follow – 317.999.745

Se inscreva na minha Newsletter!

Sem spam, só o que interessa sobre a Vida de Social Media.

Redes Sociais

Mais artigos

Posts recentes

Como BAIXAR Ícones e em PNG no Flaticon

Hey, social media! Você que sempre procura por ícones focinhos para usar nas publicações, trago uma dica. O Flaticon tem zilhões de ícones e disponibiliza individualmente alguns grátis e outros

Fica de 👀  no seu e-mail que eu tô chegando com uma news lindinha. Me tira do SPAM, hein? 😇