Redes Sociais ignoram posts enganosos denunciados pelo TSE

Ao todo, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) realizou 173 denuncias referentes à postagens classificadas como enganosas até o começo de dezembro de 2020. Porém, a maioria continuou disponível, os incríveis 66% continuaram desinformando a população.

Quem trouxe o conteúdo que pode ser lido na íntegra para assinantes ou via Outline.com foi o Estadão. De acordo com o jornal, o YouTube foi a que menos removeu os conteúdos considerados desinformativos – 76% dos 46. Facebook e Instagram mantiveram no ar 65% das 80 postagens encaminhadas. Já o Twitter não aplicou sanções a 61% dos 44 tuítes identificados pelo tribunal. Apenas o TikTok, removeu todos os três vídeos considerados enganosos.

No Facebook e no Instagram, 19 tinham aviso de “informação falsa” e cinco de “sem contexto”. Nesse caso, são as agências de checagem parceiras da empresa, como o Estadão Verifica, responsáveis pela marcação. O Facebook é a única entre as plataformas citadas que tem um programa estruturado em que fact-checkers podem marcar diretamente conteúdo falso na rede social.

Estadão

Foi o mesmo que rasgar o memorando assinado pelas empresas na Corte Eleitoral em que elas se comprometeram a tomar ações educativas. A atitude contribui para uma sociedade confusa e desconexa, capaz de duvidar da democracia. Já que as redes sociais só deletam posts se os conteúdos violarem as regras de uso, não existe nenhuma determinação quanto a disseminação de notícias falsas ou enganosas.

As empresas de tecnologia agem livremente, pois existe a garantia da impunidade diante a uma política tão sensível e ineficiente quanto aos seus modelos de negócios.

Seria muito complexo fazer uma parceria com as empresas de checagem? Fica aqui meu questionamento.

Gostou do post? Compartilhe!

camila-carvalho-avatar (1)

💁‍♀️  Jornalista, especialista em marketing. Falo sobre redes sociais e uso consciente da tecnologia. 🧠   

NEWSLETTER

EDITORIAS

Fica de 👀  no seu e-mail que eu tô chegando com uma news lindinha. Me tira do SPAM, hein? 😇