#SocialMediaDay – 10 coisas que eu aprendi como social media

Dia 30 de junho é o Dia do Social Media. A iniciativa partiu do Mashable em 2010 e teve o carimbo da ONU em 2015. A ideia é usar a data para discutir pontos importantes sobre a vida nas redes sociais. Então, aproveito a oportunidade pra compartilhar 10 coisas que eu aprendi trabalhando como social media:

1- Goste de pessoas
Toda atividade do social media, do começo ao fim, parte da ação de pessoas para pessoas. Não é possível imaginar estratégias bem sucedidas sem o olhar, o braço e o cérebro humano. Não importa se existe machines e automações. Gostar das pessoas é fundamental para entender o seu comportamento.

2- Aprenda a lidar com os números
A jornalista que vive em mim chora dia e noite. Mas, inevitavelmente o social media precisa não somente manjar como aprender a lidar com os números. Seja pra fazer uma simples conta de porcentagem ou para elaboração de relatórios com análises mais ricas. Faz parte!

3- Entenda as métricas
Saiba separar os números que alimentam o ego dos que contribuem para as estratégias. A vaidade só atrapalha em muitos dos casos. É fundamental saber todas elas na ponta da língua. Definir os KPIs e aprender a mensuração faz parte da rotina.

4- Tenha persistência
Nem tudo vai dar certo de primeira. Seu vídeo não vai bombar. O post não vai viralizar. As vendas não vão simplesmente surgir. Não temos tempo pra perder, mas também, não podemos desistir. Tem outra palavrinha que rima com essa: consistência.

5- Admita seu erro
Manter ativo um checklist do processo de gestão vai te ajudar a minimizar as chances de erro, mas quando eles acontecerem, entenda o que aconteceu e assuma o seu erro. Quem nunca publicou um post na página de outro cliente ou configurou o orçamento vitalício como diário que atire a primeira pedra.

6- Aprenda a ouvir
Escute o que a audiência fala sobre a marca e mais importante do que isso, transforme em insights valiosos para o conteúdo.

7- Ninguém faz nada sozinho
O poder de compartilhar é algo tão forte, tão bonito e traz resultados tão ricos que você não vai se arrepender. Planejamento, SAC, conteúdo, mídia, BI, redação, criação… Envolva o máximo possível todos os departamentos. Se você for eugência, tudo bem. Eleja um amigo de confiança e troque informações com ele.

8- Ferramentas são tudo, mas pensar é fundamental
Pense nelas como aliadas, mas nenhuma vai fazer o trabalho todo sozinho. Procure as melhores e identifique quais são as práticas que dão resultado.

9- Saiba um pouco de tudo, mas seja especialista em algo
Você já deve ter ouvido por aí que “quem acha que sabe tudo, não sabe nada”, mas acho que não é bem assim. Nas redes sociais, saber um pouco de tudo é um diferencial e ser especialista em algo é fundamental.

10- Todo mundo vai manjar de redes sociais, lide com isso
Minha mãe entende de Facebook, meu pai de WhatsApp. A tia da limpeza. O tio do administrativo. Eles entendem de forma limitada. Eles são público. Aprenda a ver o lado bom disso. Eles consomem conteúdo de marcas e são usuários das redes sociais. Logo, podem ser potenciais para os seus conteúdos.

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camila-carvalho-avatar (1)

💁‍♀️  Jornalista, especialista em marketing. Falo sobre redes sociais e uso consciente da tecnologia. 🧠   

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