Tendências e Comportamento de Marketing no Brasil 2020

O LinkedIn realizou uma pesquisa com Profissionais de Marketing do Brasil que atuam em empresas com estratégias de negócios B2B, B2C e mistas. Trago o primeiro recorte sobre os principais desafios desde o anúncio da pandemia, em março. Vale ressaltar que 78% dos entrevistados usam o LinkedIn em suas campanhas digitais.

Corte no orçamento, redução do time, trabalho remoto, troca de evento físico por virtual e redução de investimentos em publicidade foram apontados pelos entrevistados.

O meu principal desafio foi aprender a criar uma separação física e mental de quando começa e termina o trabalho, além de conciliar com as tarefas domésticas. Permanecendo em casa, também estabeleci momentos de descompressão com a equipe através das chamadas de vídeo para assuntos aleatórios.

Eu só consegui realmente ter resultados de imersão, envolvimento e Networking quando folguei no trabalho. No dia-a-dia, ouço muitas palestras. Virou uma companhia como os podcasts. Faço anotações e prints. Mas, de fato, aproveitar como um presencial, ainda não rolou.

Eu tô adorando trabalhar em casa, detestando não poder sair. Diante de uma pandemia, quem tiver o privilégio de permanecer em casa, deve ficar, O Átila ainda não liberou a saidinha aleatória.

Para os próximos meses, redução do time é algo que preocupa MUITO, assim como o corte no orçamento.

Metodologia

O LinkedIn ouviu 300 profissionais de Marketing de empresas B2B (150), Mistas (50) e B2C (100) das áreas de educação, indístria, telecomunicações, óleo e gás, varejo e produtos e tecnologia entre outras por meio de perguntas de multipla escolha. Os resultados finais podem não representar a soma 100% por ser permitida a escolha de mais de uma alternativa e pelo fato de não ser obrigatória a resposta de todas as perguntas.

Gostou do post? Compartilhe!

camila-carvalho-avatar (1)

💁‍♀️  Jornalista, especialista em marketing. Falo sobre redes sociais e uso consciente da tecnologia. 🧠   

NEWSLETTER

EDITORIAS

Fica de 👀  no seu e-mail que eu tô chegando com uma news lindinha. Me tira do SPAM, hein? 😇