Trello: Organização e produtividade para profissionais de marketing

O Trello apresentou suas novidades no Feed de Notícias e um aperfeiçoamento nas notificações que me deixou ainda mais encantada pela ferramenta. Não importa se você trabalha ou tem uma grande empresa, ou se desempena atividades individuais, todo e qualquer negócio requer organização e todo profissional precisa potencializar sua produtividade.
Com mais de dois bilhões de cartões criados até hoje, os usuários do Trello estão planejando, priorizando e produzindo como nunca antes. Se fôssemos trocar esses cartões do Trello por post-its, não teríamos mais espaço. Inclusive, precisaríamos de uma parede de 200 mil quilômetros de comprimento para caber todos os papeizinhos, um do lado do outro. Equipe Trello
Quando olhamos para os profissionais de marketing, é muito comum atender dezenas de clientes ao mesmo tempo, executando ações distintas e com processos que podem ser completamente variáveis dependendo dos objetivos e workflow estabelecidos. Se você não conhece o Trello, separei uma apresentação super rápida, de apenas 2 minutinhos, que mostra como é fácil de usar. Você vai conhecer a plataforma já de cara nova. Foi lançada uma super home, com aparência de rede social mesmo.  Agora é possível ter acesso a uma base central de operações com a nova visualização da página inicial, que é personalizada de acordo com suas prioridades e dá o panorama que você precisa sobre sua conta. superhome Ao mostrar um feed de notícias da atividade dos seus times, a página inicial filtra as informações que você precisa, quando você precisa. É possível visualizar o que cada pessoa da equipe está fazendo sem precisar passar por cada quadro individual, por exemplo. <3 O campo das notificações também mudou. Nessa atualização, é possível mudar as datas de entrega e parar de seguir um cartão a partir do painel de notificações para evitar a troca de contexto. Pode até marcar alertas individuais como ‘lidos’ ou ‘não lidos’ dependendo do que você quer lembrar primeiro. notificacao-trello

Tudo o que você precisa saber pra começar a usar

Você pode criar uma conta a partir de um endereço de e-mail qualquer ou se cadastrar com o seu endereço Gmail. como-usar-o-trello-1 É importante fazer a confirmação da criação da conta com o e-mail que vai para o endereço cadastrado. Assim você confirma sua identidade. como-usar-o-trello-2 Ao fazer isso, você será direcionado a tela inicial formada por quadros. Nesse espaço você pode começar com quadros pessoais, por exemplo, organizando uma viagem, as despesas do mês, a lista de compra do supermercado. Já nos quadros de baixo, você pode criar times. Isso significa que é possível criar uma interface que o cliente pode interagir com os cartões para aprovar materiais. Que você vai poder demandar e ser demandado por outros profissionais. como-usar-o-trello-3 Ao criar um quadro de time, você pode personalizar da maneira que achar melhor com nome, descrição, foto, membros e outras configurações. como-usar-o-trello-4 A todo momento o Trello vai te oferecer a versão Bussiness Class, mas há anos trabalho somente com a versão free e atende perfeitamente às minhas necessidades. Caso você tenha ou queira administrar uma equipe muito grande, é aconselhável o upgrade. Nos quadros, você pode organizar por cliente, por projeto, por job, por equipes, por qualquer coisa que você quiser e fizer sentido para deixar o seu trabalho mais produtivo. Nesse exemplo, criei um time para o meu projeto, Marketing na Palma da mão e dividi a produção de conteúdo por rede social e pelo curso que eu estou produzindo, ficando assim: como-usar-o-trello-5 Dentro de cada quadro, ficam as listas. Nelas, você você criar cards que podem organizar suas tarefas, por exemplo. Vai depender do que você quer fazer e qual é o jeito que a organização mais faz sentido pra você, então, não precisa se prender ou fazer exatamente como está na imagem. Coisas que eu sempre faço:
  • Altero a imagem de fundo
  • Uso as etiquetas vermelha, amarela e verde pra indicar prioridades
  • Coloco data de entrega
  • Insiro o @ que deve me entregar a tarefa e assim aparece a foto dele na bolinha dentro do card
  • Anexo imagens, links e informações dentro do card, pra não precisar enviar e-mails complementares
  • Clico em seguir lista quando preciso saber o que foi postado ou aprovado, assim recebo uma notificação
  • Uso stickers porque eles são fofos demais
como-usar-o-trello-6 É possível fazer a integração com diversas ferramentas, as mais úteis para quem trabalha com marketing, são essas. Slack, Calendar e Dropbox também são meus preferidos por conta da utilidade. como-usar-o-trello-7 Se você gostou e quer começar agora mesmo a ter dias mais produtivos, estou disponibilizando gratuitamente um quadro focado para produção de conteúdo. Basta acessar o link clicando aqui, que você será direcionado a esse belezinha aqui: como-usar-o-trello-8 Para importar esse modelo, faça o seu cadastro ou login, em seguida, acesse novamente o link e clique nas três bolinhas da direita seguido de MAIS. Depois, vá em COPIAR QUADRO, renomeie como preferir, atribua a um time ou a um quadro pessoal e habilite para manter os cartões e por fim, em copiar. Prontinho. Você terá uma tela com sugestões de uso e um ponto de partida para definir qual é a melhor forma de organização que vai deixar seu trabalho mais produtivo. Assista no vídeo como fazer a cópia desse quadro:

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