5 polêmicas envolvendo as redes sociais em 2021

O que não faltou foi polêmica pro lado das redes sociais em 2021. Algumas delas em formato de alerta. Então vamos começar com ela.

1- Frances Haugen, esse é o nome da ex- funcinária do Facebook que dominou os noticiários após conduzir o vazamento de denuncias contra o próprio Facebook. Primeiro foi a vez da mídia e depois do Senado americano ouvir e ver com direito a documentos, o quanto o Facebook sabe sobre o efeito nocivo do seu algoritmo, mas que prefere não fazer nada para não atrapalhar a lucratividade da empresa.

2- Não parece que foi em janeiro de 2021 que o Clubhouse ganhou uma super repercussão com direito a presença ilustre de famosos nas salas de bate papo em formato de áudio. Cerca de seis meses depois, coicidencia ou não, depois que a plataforma deixou de exigir convite para entrar e disponibilizou a sua versão para Andoird, as salas foram ficando cada vez mais vazias. O Clubhouse termina o ano longe do ranking das redes sociais mais usadas no Brasil.

3- Seguindo as tendências de outras redes sociais, o Instagram tinha a intenção de lançar o Instagram Kids, voltado para crianças. Mas, a pressão da sociedade e também da cena política americana que vem pressionando o Instagram cada vez mais, fez com que a empresa pausasse esses planos. Vale ressaltar que lugar de criança não é na rede social e esse pode ser assunto para um outro vídeo.

4- O maior apagão da história da internet também aconteceu em 2021. Dia 4 de outubro, Facebook, Instagram e WhstaApp ficaram fora do ar por quase seis horas no mundo inteiro. Estima-se que o impacto seja de 3,5 bilhões de pessoas. O que não falou foi meme e reportagem falando sobre isso.

5- Pra encerar, uma polêmica que começou em 2021, mas tá longe de ter fim. A mudança do nome do grupo Facebook para Meta, não só pra tentar limpar a barra da empresa, mas também com a esperança de ser o grande colonizador do Metaverso. Pra quem ainda não conhece, o Metaverso funciona como um espelhamento do mundo real só que no virtual usando avatares 3D e realidade aumentada. Bill Gates afirmou recentemente que em 2 ou 3 anos, a maioria das reuniões virtuais só vão acontecer no Metaverso. Só se for lá no Vale do Silício porque aqui no Vale do Paraíba acho bem difícil.

Por qual polêmica você se interessa mais? Deixa aqui nos comentários como foi esse 2021 nas redes sociais pra você.

Mais artigos

Posts recentes

Fica de 👀  no seu e-mail que eu tô chegando com uma news lindinha. Me tira do SPAM, hein? 😇