Recentemente o Facebook divulgou que está priorizando a entrega de posts de amigos e familiares no feed de notícias e com isso, diminuindo o alcance das páginas. Antes de entrar na profundidade do assunto, quero esclarecer alguns detalhes, como o significado da palavra ALCANCE.
Existem três tipos de ALCANCE no Facebook, são eles:
ALCANCE ORGÂNICO – É o número total de pessoas que viram suas publicações por meio de uma distribuição não paga
ALCANCE PAGO – É número total de pessoas que viram suas publicações como resultado de anúncios.
ALCANCE TOTAL – É o número de pessoas que viram suas publicações, independentemente de onde a tenham visto.
Essa é uma métrica disponível de forma gratuita nas informações de todas as páginas do Facebook.

Alcance de uma página recém criada com 210 curtidas.
Na imagem acima, note que o desempenho do alcance orgânico é extremamente baixo. Em dezembro, a média foi de 15 pessoas alcançadas por dia, contra 128 alcançadas mediante pagamento, quase 8x mais, investindo em média, R$50. Trata-se de um desempenho tímido, de uma página nova, com conteúdo regional/local, que tem como foco qualidade e não quantidade, além de possuir uma verba reduzida pra isso. Fica cada vez mais difícil fazer comparações e dizer que o desempenho X é melhor do que o Y, porque tudo depende da:
ESTRATÉGIA + OBJETIVO
O que pode parecer pouco pra um negócio, é satisfatório pra outro e assim por diante. Pois bem. Estamos inseridos em um cenário em que o alcance orgânico é baixíssimo, no exemplo, de 7% do total de curtidas da página, dessa forma, o combo estratégia + objetivo pode te ajudar a equalizar a conta. Pense você. Defina qual é a importância dos investimentos em anúncios, patrocinados, impulsionados e afins para o seu negócio? Se o seu objetivo é ser visto por mais pessoas e que elas se tornem clientes, qual estratégia será utilizada? Quanto o seu negócio vai dispor de investimento pra atingir esse objetivo?
Já gerenciei páginas com centenas de milhares de curtidas e acredite, ainda sim, com 100 mil curtidas, o alcance de uma publicação que o Facebook julgue não ser relevante, é entregue pra 150 pessoas.
Eu vivi isso! Dedicação, planejamento, estudo, estratégia, criação, postagem, acompanhamento… Costumo dizer que a mídia social não é assertiva, é preciso desenhar um caminho sólido entre tentativas, erros e acertos.
Ainda encontro clientes extremamente resistentes quanto a isso, a entender essa realidade do Facebook e que diz não ter verba para tal investimento. Pra isso, criei planos e pacotes em que reverto uma porcentagem do valor para essa finalidade. Com isso, através dos resultados, consegui mudar pensamentos e comportamentos.
Conclusão: Em curto-médio prazo, é preciso apostar no alcance pago para aumentar o alcance orgânico. Com essa estratégia (anota essa dica) o seu negócio terá um impacto positivo no engajamento e consequentemente vai influenciar nas outras métricas.