A verdade sobre o boom de visualizações do Reels

Tá todo mundo indicando o Reels como o novo recurso pra bombar no Instagram, mas será que é isso mesmo? Tudo começa com uma coisinha que se chama algoritmo e se você acompanhar até o final vai ver que tudo que eu vou contar faz todo o sentido.

O recurso do Reels foi recém lançado pelo Instagram pra combater diretamente o crescimento do TikTok em diversos países, inclusive no Brasil. Todas as suas funcionalidades giram em torno de vídeos curtos, com micro narrativas que chamam a atenção de quem tá assistindo. Mas quem define o que você vai assistir é o algoritmo com base na análise do seu comportamento diante a assuntos do seu interesse. Logo se eu buscar e consumir mais vídeos de gatinhos, o algoritmo vai me mostrar mais vídeos de peludos.

Em toda fase inicial de lançamento é comum que o algoritmo seja mais amplo. Vamos lembrar quando o Instagram surgiu, o alcance era muito maior do que é hoje. Pra atingir mais pessoas de dentro ou fora da sua bolha é preciso pagar, viralizar ou usar técnicas gratuitas com resultados a médio e longo prazo.

Acontece que o algoritmo está entregando mais os vídeos dos Reels para pessoas que não te conhecem através da aba Explorar. O número que importa é das visualizações e ainda não se sabe se conta 3 segundos ou 30 que é o limite de um vídeo. Claro que quanto mais retenção você tiver, mais as chances do algoritmo achar o seu conteúdo interessante e distribuir no feed de pessoas que não te seguem. O Instagram disse que tem uma curadoria pra privilegiar alguns conteúdos também.

E sabe uma lacuna que ainda falta ser preenchida sobre o Reels, é das métricas. Tudo o que sabemos são os dados públicos de um vídeo que pode ter tido:
X impressões
Y alcance
Z visualizações
W engajamento (curtidas e comentários)
Por enquanto, só sabemos a quantidade de visualizações (não o tempo de retenção da audiência) e o engajamento.

O Reels usa a mesma lógica do TikTok que entrega os vídeos na For You com o Explorar dentro do Instagram. Então sim, o Reels pode te trazer mais visualizações por te fazer furar a sua bolha. A gente só não sabe até quando.

Assista ao vídeo que eu falo sobre isso.

Se inscreva na minha Newsletter!

Sem spam, só o que interessa sobre a Vida de Social Media.

Redes Sociais

Mais artigos

Posts recentes

Como BAIXAR Ícones e em PNG no Flaticon

Hey, social media! Você que sempre procura por ícones focinhos para usar nas publicações, trago uma dica. O Flaticon tem zilhões de ícones e disponibiliza individualmente alguns grátis e outros

Fica de 👀  no seu e-mail que eu tô chegando com uma news lindinha. Me tira do SPAM, hein? 😇