A Resultados Digitais preparou um super cheio de informação sobre as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2020. Coloquei o link no final do post pra você acompanhar. Inspirado nele, separei os principais pontos das que foram mais usadas no nosso país com alguns pitacos sobre as expectativas para o futuro.
Sabia que os os brasileiros passam em média 3 horas e meia conectados nas redes sociais? Cada um de nós temos as nossas preferidas e no ranking, apresento as 10 mais e seus números de usuários, começando pela última posição.
10. SNAPCHAT – 11 milhões
O grande percursor dos vídeos que se auto destroem em 24 horas. Foi de tanto tentar comprar o Snapchat, sem sucesso, que o Instagram criou os Stories e implementou no Facebook e WhatasApp tb. Não demorou mto e até o linkedin e o YouTube tb incluíram a funcionalidade nas plataformas.
9. TIKTOK – 16,5 milhões
O queridinho do momento aparece na nona posição. 2020 foi o ano dele que bateu recordes globais em uma velocidade muito rápida. O TikTok foi o nosso acalanto no começo da pandemia e continua sendo um ambiente “leve” que muitas pessoas tem se encontrado. A expectativa é que ele continue crescendo e subindo no ranking.
8. TWITTER – 16,6 milhões
Eu adoro a forma de consumo do Twitter que prioriza os textos curtos com foto ou vídeo. A recente possibilidade de criar tweets que ficam conectados formando, também conhecidos por thread ou fios. Isso favorece o consumo de notícias e também de segunda tela de absolutamente qualquer coisa que esteja acontecendo.
7. PINTEREST – 38 milhões
É a rede social mais leve que a gente tem na atualidade. Da continua tendo como essência compor um mural de fotos e vídeos que servem de inspiração. Você consegue criar e consumir referência de diversos segmentos.
6. LINKEDIN – 45 milhões
A má condução do governo diante a pandemia aumentou ainda mais a crise econômica que impacta diretamente nos empregos. Sendo o LinkedIn uma eede social com foco em relacionamento profissional, de 2019 pra 2020, és recebeu 11 milhões de novos usuários brasileiros. Com isso, ela ta cada vez mais parecida com o Facebook e cheia de coach da vida alheia, mas tem o seu lado positivo: encontrar e ser encontrado pra uma nova oportunidade de trabalho.
5. FACEBOOK MESSENGER – Sem dados oficiais, mas com dezenas de milhões
O Messenger é integrado ao Facebook no computador, mas pra usar no celular é preciso baixar o app. Mesmo sem dados oficiais, é possível estimar dezenas de milhões de usuários. Para as páginas, os recursos são muito úteis.
4. INSTAGRAM – 95 milhões
Com certeza essa é a rede social que mais se transformou e tentou reunir recursos de todas as outras redes socais. No começo não tinha nem app pra Android e até tinha uma essência meio Pinterest. Agora está mais pra Facebook mesmo. Os Stories veio do Snapchat, o IGTV do YouTube, os REELS do TikTok, a lojinha do Facebook, as guias dos blogs… Tudo em 1 pode ser bom como pode ser muito ruim também.
3. YOUTUBE – 105 milhões
Esse universo que tem tudo que a gente precisa em vídeo. Muita gente já usa o YouTube como buscador. Ao invés de digitar no Google: bolo de cenoura com chocolate, elas vem aqui. Esse comportamento favorece no crescimento e expansão de segmentos que a gente nem imaginava. As outras podem tentar, mas onde o vídeo reina é aqui.
2. WHATSAPP – 120 milhões
Mas o WhatsApp é rede social? É sim! O conceito de rede social é reunir pessoas que se conectam na internet ou fora dela a partir de interesses em comum. O WhatsApp divulgou uma atualização nas regras de privacidade que provocou o crescimento dos seus concorrentes. Só o Telegram registrou 11 milhões de novos downloads no mundo. Mas esses números nem de longe representam uma migração em massa já que o WhatsApp foi baixado 5,6 bilhões de vezes desde seu lançamento, em 2014.
- FACEBOOK – 130 milhões
Há quem diga que o Facebook morreu e a fonte é atual 12. Apensar de ficar estável em número de usuários no Brasil, ele se manter na liderança das redes sociais. Para marcas, manter uma conversa orgânica com a comunidade é cada vez mais difícil. Já entre os usuários, pra uso recreativo, tem se mostrado uma potência forte muitas vezes usada pra propagar notícias falsas e discursos de ódio. Mas, esse é assunto pra um próximo vídeo.
Me conta nos comentários se você acertou o primeiro lugar. Um beijo e até mais!