Os links facilitam a nossa vida na internet, afinal, ninguém decora mais número algum. A gente só quer clicar e clicar e clicar. Salva o número na agenda e nunca mais precisa olhar ele pra nada. Estamos mal acostumados com essa facilidade, que no fundo é boa.
Como esse recurso também pode ser usado para números pessoais, muito cuidado com o que você divulga na internet.
Criar o link manualmente
- Copie o código a seguir: https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5512997773621
- Substitua o número da ONlab ” pelo número do seu telefone, incluindo o código do país e o DDD e cole no navegador da sua preferência.

Criar um link com mensagem
- Copie o código a seguir: https://api.whatsapp.com/send?phone=5512997773621&text=blog
- Além de substituir o número do telefone, substitua também a última palavra”blog” pelo texto que desejar. Como links não permitem inserir espaços, se houver, troque pelo código “%20” (sem aspas), como no exemplo a seguir: https://api.whatsapp.com/send?phone=5512997773621&text=Oi%20Camila,%20vim%20pelo%20blog

Encurtando links
O link final é bem grande, mas eu uso um encurtador de URL e personalizo de acordo com a utilização desse número. Então, por exemplo:
https://bit.ly/WhatsAppONLab
No encutador, o Bitly, ainda acompanho o desempenho dos cliques e a origem deles.

Sobre links curtos
O link curto da sua empresa é criado automaticamente quando você cria uma conta no WhatsApp Business. Siga estes passos para visualizá-lo:
- Abra o app WhatsApp Business e toque em Configurações > Ferramentas comerciais.
- Toque em Link curto para visualizar o link criado automaticamente.
Em seguida, você pode:
- Tocar em
para copiar o link curto e colá-lo em seu site ou em outras páginas do Facebook.
- Tocar em
para compartilhar o link com seus clientes. Todas as pessoas que receberem seu link poderão enviar mensagens para você.
- Tocar no botão próximo à mensagem para ativar a mensagem padrão que seus clientes enviarão ao entrar em contato com você através do link curto.
- Tocar no lápis para criar e editar a mensagem padrão.
Observação: seus clientes poderão editar a mensagem padrão antes de enviá-la.

Veja mais detalhes no vídeo: