Como criar um link direto para o WhatsApp

Extremamente útil, principalmente para empresas e pessoas de negócios, se você precisa estar em contato pelo WhatsApp, é possível fazer um link direto o seu WhatsApp. Não importa se sua conta é pessoal ou business, funciona da mesma forma. Desta forma, não é preciso digitar o número do seu contato, basta compartilhar um link, que pode ser até mesmo rastreável. Ao clicar, o usuário é direcionado pra uma janela e automaticamente inicia uma conversa com você.

O mais legal, é que o link para o WhatsApp funciona tanto na versão WEB como na Mobile. Com ele você pode fazer o direcionamento até mesmo no seu site ou blog.

Passo a passo link com o seu número de WhatsApp

  1. . Copie o link http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000 ou clique para abrir no seu navegador
  2. Se sua cidade não usar o nono dígito, utilize esse link http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000 também no seu navegador
  3. Ainda na URL no seu navegador, substitua TODOS OS  ZEROS pelo seu número de telefone. Incluindo o DDD da sua cidade. O meu ficou assim: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5512988164003. O 55, que é o código do Brasil continua, insiro o 12 que é o DDD da minha região, seguido pelo meu número de WhatsApp.

link_whatsapp_camila_carvalho

Como rastrear o link do WhatsApp

Para saber se o link que você criou está tendo cliques, é bem simples. Basta criar um link encurtado rastreável. A ferramenta que eu utilizo pra isso é a Bitly e serve para qualquer link que você quiser mensurar o desempenho. Além disso, o encurtado permite que seu link fique obviamente menor, porém, com mais facilidade de memorização, leitura e existe a possibilidade de você personalizar.

  1. Copie o link gerado com a api do WhatsApp, o meu é esse http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5512988164003
  2. Abra o Bitly e faça o login com a sua conta do Facebook, Twittemail
  3. Clique no botão laranja CREATE BITLINK, cole o link com o número do seu WhatsApp
  4. Em CUSTOMIZE você pode editar para personalizar o seu link, nem tudo é permitido, preste atenção se o encurtado personalizado foi liberado (No Plano PRO é possível personalizar com domínios próprios, mas a versão FREE supri nossas necessidades básicas)

Prontinho! O meu link ficou http://bit.ly/2C0z4av e agora posso acompanhar compartilhar com os amigos, clientes, inserir em sites, blogs e acompanhar o seu desempenho pelo Bitly.

link_whatsapp_camila_carvalho_encurtador_link_rastrear

Gostou da minha dica? Compartilhe com os seus amigos. 😉

Gostou do post? Compartilhe!

camila-carvalho-avatar (1)

💁‍♀️  Jornalista, especialista em marketing. Falo sobre redes sociais e uso consciente da tecnologia. 🧠   

NEWSLETTER

EDITORIAS

Fica de 👀  no seu e-mail que eu tô chegando com uma news lindinha. Me tira do SPAM, hein? 😇