Como o Facebook decide quais anúncios serão exibidos no seu feed (e como controlar isso)

Os anúncios compõem a principal fonte de receita do Facebook, então é impossível ter um perfil sem ser impactado por algum tipo de conteúdo pago. Para entregar esse conteúdo, os algoritmos fazem um cruzamento de informações baseadas no seu interesse através de atividades em sites e aplicativos fora do Facebook. Então, para decidir qual anúncio você vê, o Facebook considera:

  • Informações que você compartilha no Facebook (por exemplo: Páginas que você curte)
  • Outras informações da sua conta do Facebook sobre você (por exemplo: idade, gênero, localização, dispositivos usados para acessar o Facebook)
  • Informações que os anunciantes e nossos parceiros de marketing já possuem e compartilham conosco, como seu endereço de email.
  • A sua atividade em sites e aplicativos fora do Facebook

COMO O ANÚNCIO ACONTECE

É muito fácil anunciar no Facebook, qualquer perfil pode fazer isso para uma página, ou profissionais como eu, usam ferramentas como o Gerenciador de Anúncios. Os anunciantes definem quem eles querem alcançar com base em fatores como interesses, idade, localização e muito mais outros filtros. Então, o Facebook mostra os anúncios dos anunciantes para as pessoas com maior probabilidade de estarem interessadas.
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COMO CONTROLAR OS ANÚNCIOS EXIBIDOS NO FEED

Caso não queira ver determinado anúncio, clique no X que aparece no canto superior direito dele e selecione Não quero ver isso. Esse recurso foi muito útil, quando eu fiz minha reeducação alimentar. Com esse comando, o Facebook entendeu que eu queria ver menos anúncios de comida e restaurantes, deixando de entregar esse tipo de conteúdo pago no meu feed.

Você também pode personalizar de forma mais efetiva o que você quer ver. Basta ir nas suas Preferências de Anúncios. Dessa forma, você vai controlar a publicidade baseada no seu interesse e principalmente, em quais informações você quer disponibilizar para filtrar os anúncios.

  • Seus interesses mostra tudinho que o Facebook sabe sobre você. Foi a categoria que eu mais surpreendi em conhecer, pois tem detalhes sobre mim que eu mesma já havia esquecido. Você pode REMOVER clicando no X qualquer um desses cards, mas não é possível adicionar um novo.
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  • Em Anunciantes com os quais você interagiu, você vai saber quais anunciantes chegaram até você a partir de um visita que você fez ou então, quais você clicou e quais foram ocultados.
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  • Esse campo considero o mais importante. Suas informações é o espaço onde você autoriza ou não o uso das suas informações para que o Facebook filtre os anúncios e acerte na entrega. Não adianta fechar tudo imaginando que você não vai receber mais anúncios. ISSO NÃO ACONTECE. É só uma forma de deixar o conteúdo pago, que de qualquer forma vai chegar até o seu perfil, mais personalizado e de acordo com os seus interesses.
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  • Em Configurações de anúncios você autoriza que o Facebook relacione o seu perfil aos anúncios (veja o exemplo) e ainda habilita (ou não) para que os anúncios que serão mostrados pra você, seja a partir de um cruzamento de informações de sites que você visitou, por exemplo.
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  • Ocultar tópico de anúncio serve pra que você oculte publicidade relacionada à três assuntos: álcool, criação de filhos e animais de estimação. Por exemplo, uma mãe que perdeu o filho pode habilitar para que o Facebook não entregue conteúdo pago sobre criação e filhos por 6 meses, 1 ano ou permanentemente. É possível sugerir tópicos, mas não inserir.
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Deixando claro que o objetivo desse post é que você melhore sua experiência com os anúncios do Facebook e que de alguma foram, isso possa contribuir para a sua carreira ou vida. Por exemplo, eu ajustei essas configurações para me entregar conteúdo relacionado a marketing, mídias sociais, cursos e tecnologia. Usei a favor do meu conhecimento, para que o Facebook seja capaz de fazer uma leitura exata de que tipo e conteúdo, produto ou serviço eu preciso consumir.
Se você ficou com alguma dúvida, me escreva. 🙂

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