Dicas para produção de conteúdo criativo no Stories

O formato Stories é o novo queridinho do momento. Estamos vivendo uma nova relação de consumo de conteúdo em que muitas vezes os vídeos das mídias sociais substituem a TV e os programas de massa que estávamos habituados a assistir quando o mundo não estava conectado na palma da mão. Levando esse detalhe do nosso comportamento em consideração, muito sabiamente, Bia Granja falou sobre conteúdo episódico e como Youtube e Instagram estão apostando em séries com vídeos que possuem continuidade. Ela pontuou que ao trilhar esse caminho, produtores de conteúdo podem manter a audiência engajada, sempre na expectativa para o lançamento de novos episódios e ainda, oferece para as marcas, uma oportunidade de compor uma narrativa perene alinhada a segurança sobre qual tipo de assunto vão se associar.

Dados internos do Instagram, mostram que em novembro de 2017 éramos mais de 300 milhões de contas usando as histórias diariamente. A adesão do formato é tão positiva aos negócios que 1 em cada 5 Stories gera uma mensagem direta para uma marca – e 1/3 dos conteúdos mais vistos são de empresas. Pensando nessa capacidade de potencializar os vídeos verticais.

Vivemos a era da internet das pessoas

Não basta apenas humanizar, é preciso criar estratégias que deixem a relação com as marcas algo mais natural. Ao reproduzir o formato vertical, é possível remixar fotos e vídeos. Um dado interessante que deve ser levado em consideração é que 60% das histórias são vistas com o som ativado, por tanto, certifique-se de compartilhar conteúdo que tenha um som tão bom quanto a imagem. E se for necessário, utilize o recurso de legendas para estimular os outros 40% de usuários que assistem os Stories com o som desativado.

O apetite por vídeos em dispositivos móveis tem como fator principal o tempo que as pessoas estão conectadas. Na minha adolescência, a internet era um ambiente virtual que para estarmos, precisávamos sentar em frente à uma máquina, torcer para ninguém estar usando o telefone, aguardar a conexão da internet discada, logar e acessar um número limitado de sites e plataformas que possibilitavam uma mínima interação através de texto e algumas imagens. Hoje, estou conectada 24/7, todos os dias, todos os momentos, exceto quando a operadora de internet móvel não colabora. A internet deixou de ser um ambiente pra fazer parte da nossa vida em diferentes contextos.

O tempo que as pessoas passam assistindo a vídeos no Instagram aumentou em mais de 80%, enquanto o número de vídeos produzidos por dia na plataforma aumentou em quatro vezes a cada ano. Está justamente aqui o desafio dos profissionais de marketing em produzir um conteúdo em tela cheia que seja extremamente interativo e interessante.

Em comparação com a TV tradicional, o vídeo móvel no Instagram tem uma probabilidade 2,9 vezes maior de ajudar as pessoas a se sentirem conectadas a amigos e familiares, e probabilidade 1,9 vez maior de proporcionar tópicos de conversas. Ou seja, é um catalisador para uma conexão com o que consideram mais importante. No entanto, a interação não ocorre somente quando as pessoas estão em trânsito, mas também quando estão em suas casas. Na verdade, o lugar mais comum onde as pessoas assistem a vídeos móveis é em casa.

Fonte: Facebook IQ

Confira 5 dicas dos especialistas do Instagram que eu uso diariamente nos meus Stories e nos projetos dos meus clientes. Realmente FUNCIONAM! São elas:

1. Invista na barra de progressão

A barra de progressão traz um contraste de movimento único para sua história, o que permite entender como o consumo orgânico do Stories funciona. Não canse a audiência publicando excessivamente. Teste qual é o limite do seu público e o quanto ele suporta ser impactado pelo que realmente importa. Lembre-se: Stories pode ser uma série, mas nunca uma novela.

2. Apoie-se nos vídeos de 15 segundos

Com o limite de 15 segundos de vídeo, as marcas têm trabalhado para criar um criativo de campanha mais conciso, mas que não deixe de transmitir a mensagem principal do negócio. Sempre analise as entrelinhas quando o assunto é visualizações. Muitas vezes, o público não assiste um vídeo de 1 minuto até o final. Os conteúdos curtos são uma oportunidade de exercitar o poder da síntese.

3. A Foto de perfil é a porta da sua vitrine
No Instagram, a foto de perfil (que fica à esquerda) pode ser um jeito interessante de instigar as pessoas a conhecerem mais sobre a sua marca. Por isso, escolha uma imagem que aumente a curiosidade dos instagrammers.

4. Abuse dos emojis e GIFs

O Stories permite que os arquivos sejam ilustrados com emojis, GIFs e textos. Caso queira criar um anúncio a mesma regra do Facebook de não ultrapassar 20% de texto na imagem prevalece e acatando, você não prejudica o alcance pago. Aqui mora os grandes responsáveis pela criatividade no momento de contar uma história.

5. Aproveite dos Anúncios de Link

Para aumentar as oportunidades das marcas se conectarem com seus consumidores, lançamos Anúncios de Link no Stories que possibilita o direcionamento das pessoas para uma URL ou perfil no Instagram.

Como bem sabemos, o alcance orgânico não morreu, mas vive agonizando na maior parte das contas, sejam elas comerciais ou não. O algoritmo não entrega as postagens para todos os fãs, curtidores ou seguidores… O Instagram é um negócio e a melhor forma da empresa ganhar rentabilizar o negócio é forçando que a gente pague para alcançar mais e mais pessoas. Por isso, não descarte a capacidade dos anúncios para direcionar o alcance, visualizações do vídeo, tráfego, conversões, instalações de aplicativo e reconhecimento da marca para gerar resultados.

Com 250 milhões de Stories ativos por dia, a competição fica cada vez mais acirrada e a criatividade é um fator determinante para o sucesso.

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