Facebook fora do ar? Instagram caiu? WhatsApp instável?

Bug geral nas maiores redes sociais do mundo! O que fazer? O que aconteceu? Como agir?

Por volta das 13h desta quarta-feira, 13 de abril, notei que a plataforma que eu faço o monitoramento dos meus clientes não estavam registrando as postagens. Minutos depois, um colega de trabalho relatou que o Instagram não estava atualizando. Mais tarde, tentei enviar imagens e áudio, mas o WhatsApp não concluía o envio. Um verdadeiro colapso digital, foi o que enfrentamos ontem em uma das maiores instabilidades que as plataformas do time de Mark Zuckerberg já sofreram.

Eu sempre vou no Twitter pra checar se um erro ou instabilidade nas mídias sociais está acontecendo somente comigo ou se outras pessoas estão enfrentando o mesmo problema. Em questão de minutos, o assunto já dominava o Trending Topics, da rede social que não baleou e concentrou milhares de tweets dos mais diversos.

E foi por lá também que muitas pessoas estavam reproduzindo notícias falsas associando a instabilidade à tragédia de Suzano, como se o Facebook e afins tivessem suspendido todas as contas por estarem compartilhando vídeos relacionados. Mas… Fake News!

Diversos veículos, inclusive internacionais, estão no pé do Facebook pra descobrir o que teria motivado o problema. O Canaltech, por exemplo, entrou em contato com assessoria do Facebook, mas ficou sem respostas. De concreto, o que todos tem, é o pronunciamento oficial que eles fizeram em sua conta no Twitter, dizendo que estavam cientes que algumas pessoas estavam com dificuldades de acessar as plataformas da família Facebook e que estavam trabalhando para resolver o mais rápido possível. Eles negaram que a instabilidade estivesse relacionada à algum ataque, outra notícia falsa que circulou por aí.

“Estamos focados em trabalhar para resolver o problema o mais rápido possível, mas pode confirmar que o problema não está relacionado a um ataque.”

A imprensa internacional também repercutiu o problema, já que países da Europa e Estados Unidos também estavam com dificuldades em acessar os aplicativos. O Buzz Feed News publicou que o Facebook não confirmou o que está causou as interrupções. Na matéria, eles trouxeram um comunicado, de uma empresa de inteligência de rede chamada ThousandEyes, que disse que o problema parece ser interno, e não uma questão de rede ou Internet. “Por exemplo, vimos 500 erros internos de servidor do Facebook. Dada a escala e as mudanças contínuas que esses provedores de escala da Web fazem constantemente em seus aplicativos e infra-estrutura, às vezes as coisas quebram como resultado dessas mudanças, mesmo nas mais mãos capazes “, escreveu ThousandEyes VP de marketing de produto Alex Henthorn-Iwane.

Embora eles estejam comemorando, muitas pessoas ainda estão relatando dificuldades em enviar mensagens ou simplesmente acessar a conta nas plataformas, Facebook e Instagram. Ferramentas de agendamento de postagens também não estão publicando os posts agendados (esse problema aconteceu comigo). Além disso, após todas essas falhas, que incluem o WhatsApp, o seu concorrente, Telegram, ganhou 3 milhões de novos usuários em poucas horas.

COMO MONITORAR A ESTABILIDADE DAS PLATAFORMAS

Existe um site, chamado Down Detector, que faz o monitoramento em tempo real das informações de status e interrupções para todos os tipos de serviço. Por lá, conseguimos identificar, por exemplo, se o problema é mundial ou localizado. Além de confirmar que ele realmente está acontecendo, já que é feita uma coleta de dados que contribuem para o status do relatórios que é exibido na página. O sistema é capaz de determinar automaticamente interrupções em um estágio muito inicial e uma de suas fontes é justamente o nosso lindinho Twitter.

face-error-problems instagram-error-problems messenger-error-problems whatsapp-error-problems

Eu gravei um vídeo falando mais sobre todo esse imbróglio digital.

Se inscreva na minha Newsletter!

Sem spam, só o que interessa sobre a Vida de Social Media.

Redes Sociais

Mais artigos

Posts recentes

Como BAIXAR Ícones e em PNG no Flaticon

Hey, social media! Você que sempre procura por ícones focinhos para usar nas publicações, trago uma dica. O Flaticon tem zilhões de ícones e disponibiliza individualmente alguns grátis e outros

Fica de 👀  no seu e-mail que eu tô chegando com uma news lindinha. Me tira do SPAM, hein? 😇