Faxina digital: Você precisa fazer uma!

Quero te fazer um convite. Experimente acessar redes sociais que há tempos você não se conecta. Dá uma olhada na sua conta do Twitter ou no seu perfil no LinkedIn. Me diz, quantas informações estão desatualizadas?

Sempre que uma mudança significativa acontece na minha vida, em especial no campo profissional, tenho como hábito, revisar TODAS as minhas contas, o que inclui também e-mails, HD, drives, nuvem e tudo que eu utilizei ao longo dessa fase. Para minha surpresa, mesmo com a minha rotina digital, estou sempre presente e produzindo, encontro lacunas, informações que não condizem mais com a minha nova versão.

Porque você precisa fazer uma faxina digital

Telefone diferente, um e-mail que mudou, uma promoção ou mudança de carreira. Preenchemos dados em todos os cadastros que fazemos. Dos mais simples, aos mais elaborados. Isso perpetua. Fica pra sempre. Até que a exclusão nos separe.

Se você está em busca de uma nova recolocação, sugiro manter seu LinkedIn atualizadíssimo. JAMAIS COLOQUE EM BUSCA DE UMA RECOLOCAÇÃO NOS DESTAQUES. Por dois motivos: você não estará se posicionando, destacando sua especialidade e você não será encontrado pelos recrutadores. Se fizer parte da sua estratégia, arrisque a produção de conteúdo por lá. Comece contando fatos e acontecimentos da sua carreira, como se estivesse contando para os seus amigos. Nada de exposições desnecessárias, ok?

Caso tenham acontecido mudanças pessoais, como casamento ou término de relacionamento também recomendo dar uma olhadinha nas suas contas, assim você evita surpresas.

Você mudou de carreira? Esse foi o meu caso, em partes. Deixei o mercado corporativo para gerenciar meu próprio escritório, que hoje tem domínio próprio na internet, por exemplo. Então, alterei em TODAS as redes sociais, as informações básicas públicas, para canalizar os contatos na mesma caixa de entrada, diminuindo meu trabalho em abrir vários e-mails pra saber se alguém me escreveu.

Algumas dicas pra começar a sua limpeza

Mantenho todos os links reunidos em uma única pasta sava nos meus favoritos, isso ajuda muito na hora de começar, sendo possível fazer uma projeção de quanto tempo você vai investir nisso. Se essa for sua prioridade, não se preocupe com a quantidade e sim com a qualidade do trabalho de revisão. Se atente com os detalhes e não deixe nada passar despercebido, assim você evita retrabalhos no futuro.

Com todos os links reunidos, você vai precisar de apenas um clique para abrir tudo de uma vez. Clique com o botão direito e logo em seguida, ABRIR TUDO EM NOVA JANELA. 

limpeza_digital_mídias_sociais_camila_carvalho

Revise todas as suas informações públicas e se quiser, mude a privacidade de informações pessoais ou que não fazem mais sentido de serem compartilhadas. Se for necessário, exclua posts e pessoas. Uma dica para movimentar o algoritmo de qualquer rede social é deixar de seguir, bloquear, ver menos, deletar, dizer para a plataforma que aquilo não é interessante. Você vai forçar o robozinho a entregar novos conteúdos pra você.

Também fiz uma sessão de fotos novas. Escolhi a melhor entrada de luz natural que tenho em casa, logo pelas primeiras horas da manhã. Fiz uma maquiagem leve, coloquei um sorriso no rosto e clique. De fundo, estavam camas e objetos indesejados. Nada que o Photoshop não desse conta. Se você não tiver essas habilidades, pode escolher um cenário ao ar livre que faça sentido com a sua conduta profissional ou com o seu perfil pessoal. Uma estratégia que eu adotei, é manter a mesma foto em todas as plataformas, assim facilito o reconhecimento de quem já me viu por aí.

foto_perfil_limpeza_digital_midias_sociais_camila_carvalho

 

A capa, presente em quase todas, exceto no Instagram, também é uma ferramenta de comunicação. Nela você pode dizer muitas coisas, mesmo sem dizer nada. Seguindo a mesma lógica da foto, optei por usar a mesma imagem em todas as capas. Considero uma espécie de cartão de visita, principalmente se você se posiciona profissionalmente. Em alguns casos, ela chega primeiro que a sua foto, devido as proporções do tamanho. Estou preparando um post sobre tamanhos de posts e capas, quando estiver pronto, posto o link aqui. Pela imagem, dá pra perceber que cada plataforma tem um tamanho e dependendo do que você quer comunicar, é necessário fazer uma capa para cada.

tamanhos_capas_fmidias_sociais_camila_carvalho

Passo a passo que eu sigo

  • Abro todas as minhas contas e escolho uma para começar
  • Checo as informações básicas (nome, e-mail, telefone, site, endereço)
  • Analiso se as fotos estão ok
  • Reparo se as capas fazem sentido
  • Vejo se removo alguma conexão indesejada, algum amigo que não deveria estar ali, deixo de seguir algumas empresas
  • Faço as alterações necessárias
  • Analiso os aplicativos conectados às minhas contas

ATUALIZAÇÃO

Acesso de aplicativos terceiros

Eu nunca fui fã de testes que circulam principalmente no Facebook de: VEJA COMO VOCÊ VAI ESTAR DAQUI 20 ANOS ou COM QUANTOS ANOS VOCÊ VAI SE CASAR ou COM QUAL CELEBRIDADE VOCÊ SE PARECE. Mas, confesso que já fiz algumas vezes por pura curiosidade. Como não sou leiga sobre o assunto, eu sabia que o aplicativo estava entrando na minha conta e que obviamente teria acesso aos meus dados. Então, ao ver o resultado do teste, eu corria para as configurações da minha conta e excluía o acesso. Se isso funciona para que meus dados não façam parte de alguma base, não sei. Mas, sabia que a partir daquele momento, nada que eu atualizasse eles teriam acesso.

Caso você queira incluir isso na sua faxina, é muito importante observar se você tem o tipo de comportamento que permite que tudo acesse seus dados via Facebook. Sabe aquela preguicinha de inserir e-mail e senha, aí pra logar você usa o Facebook? Esses terceiros também tem acesso à todos os seus dados.

Entre nas configurações do seu perfil:

limpeza.digital.dados.facebook

Depois vá em aplicativos e sites. Nesse ambiente fica concentrado os terceiros que tem acesso às nossas informações. Você pode controlar quais aplicativos ou sites podem permanecer conectados e qual o nível de informações que eles podem acessar.

limpeza.digital.dados.facebook2

Por exemplo, ao clicar em Spotify, é exibida todas as informações que o aplicativo ou site terá acesso.

limpeza.digital.dados.facebook4

Uma dica pra quem não gosta de jogunhos, é também aqui que desabilitamos notificações e convites. #obrigadasenhor

limpeza.digital.dados.facebook3

Mais artigos

Posts recentes

Como BAIXAR Ícones e em PNG no Flaticon

Hey, social media! Você que sempre procura por ícones focinhos para usar nas publicações, trago uma dica. O Flaticon tem zilhões de ícones e disponibiliza individualmente alguns grátis e outros

Fica de 👀  no seu e-mail que eu tô chegando com uma news lindinha. Me tira do SPAM, hein? 😇