Fiquei sem postar no Instagram e no TikTok, sabe o que aconteceu?

O ano começou com a minha jornada em busca de uma vida mais calma e com menos cobranças em relação ao meu trabalho. Acabei de sair de uma relação que não foi benéfica para a minha saúde mental, então decidi compartilhar não só a minha experiência técnica sobre o uso das redes sociais, como também tudo que estou estudando sobre o lado B desse universo.

Eu fiz um teste nas minhas contas do Instagram e do TikTok, ficando semanas sem postar. Usei esses dias para ler alguns livros que havia comprado e durante o período consumi pouquíssimo conteúdo através desses canais.

Quando voltei a abrir o aplicativo, o Instagram continuou igualzinho. Não houveram alterações em nenhuma métrica. Já no TikTok, os meus vídeos que viralizaram anteriormente continuaram sendo entregues e com isso além de visualizações, também ganhei curtidas e novos seguidores.

Quem me acompanha de perto sabe o quanto eu fico feliz falando com 10, 100 ou 1000 pessoas. Nunca me importei com número de seguidores e agora que meu trabalho está se concentrando na internet, não consigo ser diferente. Mas, o fato é que o TikTok continuou trabalhando ao meu favor na entrega dos meus vídeos, enquanto o Instagram certamente vai me punir pelo sumiço, diminuindo ainda mais o alcance das minhas publicações.

Moral da história: é preciso jogar de acordo com as regras de cada rede social. Alguns jogos você vai ganhar, outros você vai perder. Alguns jogadores podem até ser expulsos, mas é necessário seguir a lógica do algoritmo e consequentemente do comportamento dos usuários.

Vou responder alguns comentários do TikTok com vídeo, comenta lá pra eu te conhecer:

@vidadesocialmedia

Fiquei semanas sem postar no ##tiktok e no ##reels, sabe o que aconteceu? 🤷🏻‍♀️• • • #v#idadesocialmedia #s#ocialmedia #m#arketingdigital

♬ som original – Camila Carvalho

Gostou do post? Compartilhe!

camila-carvalho-avatar (1)

💁‍♀️  Jornalista, especialista em marketing. Falo sobre redes sociais e uso consciente da tecnologia. 🧠   

NEWSLETTER

EDITORIAS

Fica de 👀  no seu e-mail que eu tô chegando com uma news lindinha. Me tira do SPAM, hein? 😇