#LivroDaSemana: Gadget, você NÃO é um aplicativo!

Quero propor uma dinâmica de compartilhamento de conteúdo, informação e conhecimento através da leitura. Vem comigo? Use a #livrodasemana. Não serão resumos e sim insights que eu acho que valem a pena de serem discutidos. Você pode fazer sua contribuição nos comentários caso já tenha passado por esse livro.

Vou começar com “Gadget, você NÃO é um aplicativo!” de Jaron Lanier, músico e cientista de computação estadunidense. Ele é um dos precursores da realidade virtual e fala com propriedade como a tecnologia interage com a nossa cultura.

Sabe o que me lembrou? Antes mesmo de começar a leitura, me veio na cabeça, William Bonner em pleno 2018, fazendo tutorial de como gravar um vídeo para ser exibido na Rede Globo. Não migos, a TV não será capaz de mudar o comportamento que adquirimos através da tecnologia. Vamos continuar gravando vídeos com o celular em pé. Simplesmente porque a maior parte, se não todos, os vídeos que gravamos não são para serem exibidos em uma TV LED 51´ polegadas. Vamos postar nas mídias sociais, mandar pra família no grupo do WhatsApp ou guardar pra eternidade. #ficaadica
celular-deitado-globo-william-bonner
Pode ser que um dia mude. Mas, não hoje. Não agora. Nem amanhã. Nem nos próximos anos.

TRECHOS QUE EU MAIS GOSTEI DO LIVRO

Logo no primeiro capítulo, pá! A sensação que eu tive ao ver a capa e lembrar do caso da Globo, se confirma nas linhas a seguir:

Fiz alguns cards pra compartilhar no Linkedin. Se quiser fazer o mesmo, basta salvar as imagens que mais gostar e postar. :)

Fiz alguns cards pra compartilhar no Linkedin. Se quiser fazer o mesmo, basta salvar as imagens que mais gostar e postar. 🙂

 

Vai que um dia, a indústria de tecnologia, enxergue que faça sentido uma mudança no comportamento dos usuários e que de fato, produzam Smartphones para serem usados na horizontal. Ops!!! E não é que já tentaram. ‪¯\_(ツ)_/¯‬

telefone_horizontal

O erro fundamental da recente cultura digital é segmentar uma rede de pessoas em pedaços
tão pequenos que você acaba com uma massa disforme. Então você começa a se preocupar
mais com a abstração da rede do que com as pessoas reais que participam dela, apesar de a
rede por si só ser totalmente inexpressiva. Só as pessoas têm alguma importância.

Eu sempre falo que ao trabalharmos com comunicação e mídias sociais precisam olhar para as pessoas. A razão de tudo sempre recairá sobre elas, seja para comprar um produto ou resolver um problema. Então, quando falamos em humanos, será que estamos construindo um ambiente que vai beneficiar as gerações futuras? Eu estou fazendo a minha parte. Esse post mesmo pode ser uma sementinha.

 

FRASE_LIVRO_GADGET_VOCE_NAO_E_UM_APLICATIVO

O livro propõe uma série de reflexões. Uma delas me pegou. Lembra daquelas listas que todo mundo deveria fazer antes de morrer ou pra fazer do mundo um lugar melhor? O autor propõe uma listinha de coisas que podemos fazer para sermos “pessoa em vez de uma fonte de fragmentos a serem explorados pelos outros.” 

Já me sinto preparada pra enfrentar os próximos capítulos digitais. Só a segunda que eu não faço. Confesso que nunca fiz algo para Wikipédia.

lista_coisas_para_salvar_o_mundo

Na medida que eu fui devorando as páginas, mas o assunto voltava ao ponto inicial desse post. Na medida que a tecnologia avança, a sociedade acompanha essa evolução. Tanta coisa aconteceu desde quando aprendemos a escrever na pedra até termos nosso próprio mensageiro online de texto. A nossa primeira evolução tecnológica significativa e que impactou as nossas vida, foi pela busca pelo alimento. Depois, da comunicação. Agora, de como deixar tudo mais inteligente. Qual vai ser a próxima? Estamos preparados?

FRASE_LIVRO_GADGET_VOCE_NAO_E_UM_APLICATIVO_1

Ficou com vontade de ler esse livro? Segue o link para compra e boa leitura. Depois volta pra me contar o que achou.

 

 

Se inscreva na minha Newsletter!

Sem spam, só o que interessa sobre a Vida de Social Media.

Redes Sociais

Mais artigos

Posts recentes

Como BAIXAR Ícones e em PNG no Flaticon

Hey, social media! Você que sempre procura por ícones focinhos para usar nas publicações, trago uma dica. O Flaticon tem zilhões de ícones e disponibiliza individualmente alguns grátis e outros

Como colocar senha no TikTok

O recurso de senha do TikTok vai te ajudar a limitar o tempo que você ou que alguém que você precisa ficar de olho, passa dentro do aplicativo. Basicamente, você

Fica de 👀  no seu e-mail que eu tô chegando com uma news lindinha. Me tira do SPAM, hein? 😇