Quem também tá de cara nova por aqui é o meu logotipo. Na versão anterior, eu usava um degradê com rosa, roxo e laranja, com cores bem fortes. Fazia a aplicação com cores chapadas, como branco e preto, mas eu já estava cansada e quis mudar após 3 anos.
O primeiro, quem fez foi um designer profissional. Mas, em 2020 se tem uma coisa que eu tive o privilégio de fazer foi aprender coisas novas. Comecei as minhas pesquisas pelas cores e decidi mudar a minha paleta.

Tendo em mente essa nova tonalidade, desenhei no papel algumas ideias com alguns ícones. Também fiz opções de posições. Não gostei de nada pelo simples fato de não saber desenhar, claro… kkkkkkkk
O CANVA oferece algumas opções de logo, mas eu não queria nada pronto. Queria criar meus próprios elementos e ter algo único. Abri um novo layout e comecei a trabalhar por etapas:
- Definindo a fonte
- Escolhendo os elementos
- Posicionando e testando formatos
- Testando as cores
No Instagram, eu fiz um raio-x com do meu processo criativo, destacando alguns pontos:
Ícone do diálogo como referência do que vem a ser a #VidadeSocialMedia
Sentia falta de uma representação gráfica, então fiz algumas opções de ícones que representam as redes sociais como hashtags, caixa de conversa, compartilhar, enviar, pesquisa e afins. Para simbolizar o diálogo que essa nova fase representa, o meu logo ganhou dentro desse elemento o nome do meu projeto bem antigo, que hoje vem a ser o nome do meu arroba no Instagram e TikTok. Ao registrar o @, não tinha muitas opções e saídas lógicas que não fossem camilacarvalho2767463756345. No início usava o endereço do meu site, mas além de grande, não achava que cumpria a missão de comunicar como gostaria, além de ser proibido pelo Instaram (descobri isso depois de ler a política).
Fonte em negrito pra se destacar quando necessário
O destaque precisa acontecer seja qual for o fundo que eu vou utilizar. Não pensei em variações de cores, mas sim de posição ou derivações. Achei uma fonte em negrito que cumpriu bem essa função.
Inclusão do projeto que vai guiar novos produtos
A ideia do #VidadeSocialMedia é virar 3 grandes projetos em 2021: podcast, curso e livro. Trazer para a composição do logo foi uma estratégia para fixação da marca, sem necessidade de registrar outro arroba e outra marca, dividindo assim os meus esforços. Por enquanto, trabalhamos em dupla por aqui.
Meu nome, minha marca, minha nova vida
Quando optei por usar meu nome em 2017, minhas pesquisas indicavam que era menos difícil ter destaque com o posicionamento como especialista do que criar uma agência ou empresa semelhante. Dessa forma, eu poderia até mesmo prestar serviços para concorrentes de uma forma mais saudável.
Nova paleta aplicada com um rosa mais forte como complementar
As cores trazem maus suavidade e se fundem com a minha personalidade. Estou muito mais calma e consciente do que antes. A paleta também se conecta diretamente com o meu público-alvo.
Título profissional segmentando a área de atuação
Antes usava Especialista em Mídia Sociais, mas quis restringir justamente para focar nas redes sociais, excluindo outras possibilidades. Ainda existe uma confusão entre Mídia e Rede, sendo a segunda muito mais entendida pela sociedade.
Ícone de pesquisa criando conexão e identidade
Quis usar elementos que estão presentes nas redes sociais para gerar reconhecimento assim que visto.
Faça uma edição profissional em poucos minutos
Agora com essas dicas, você pode começar a criar o seu seguindo as etapas instruídas pelo próprio CANVA:
- Abra o Canva e selecione o tipo de design “Logotipo”
- Selecione seu layout preferido da nossa biblioteca de criações profissionais
- Faça upload das suas fotos ou escolha entre mais de 1 milhão de imagens profissionais
- Edite suas imagens, adicione filtros e ajuste o texto
- Salve e compartilhe
Esse post fala sobre direitos autorais no Canva e vale a pena a leitura, pois foi produzido por uma advogada.