Moderador, speaker ou ouvinte: conheça as melhores práticas para cada função no Clubhouse

Quando você inicia uma sala no Clubhouse, você é o moderador. Isso significa que você é um Speaker com poder especial para adicionar ou remover outros Speakers. Como moderador, você orienta a conversa e tem uma forte influência no conteúdo e no estilo da conversa na sala.

No Clubhouse, os melhores moderadores podem:

1- Organizar cuidadosamente o grupo de **Speakers: Grandes moderadores são atenciosos sobre quem eles convidam para falar e tentam incluir diversas pessoas, personalidades e perspectivas. Um moderador pode decidir organizar uma sala com muitos Speaker ou um bate-papo com apenas alguns. Todos os tipos de salas podem funcionar, e cabe a cada moderador desenvolver seu próprio estilo.

2- Gerenciar ativamente a conversa: alguns Speakers se sentem confortáveis para falar por longos períodos, enquanto outros são mais reservados. Os moderadores podem ser uma força positiva e equilibrada, pedindo aos Speakers mais silenciosos que compartilhem suas perspectivas e façam perguntas ao grupo.

3- Considerar a experiência do público: os ouvintes gostam de entrar no palco para fazer perguntas, participar da discussão ou até mesmo oferecer feedback em tempo real. Responda às perguntas quando for apropriado ou fique à vontade para focar nos palestrantes atuais – você decide. Quando você responde a perguntas, não há problema em devolver um ouvinte ao público depois que a pergunta for respondida. O moderador define a forma que vai conduzir a sala.

Os Speaker são as pessoas que estão dentro uma sala e que têm a capacidade de falar. Por padrão, a pessoa que inicia a sala pode falar e, portanto, é a primeira pessoa a pisar no palco. Todos os demais se juntam à audiência como ouvintes e devem ser convidados se desejarem falar.

As dicas para os Speaker são:

1- Compartilhe o palco: Poucas conversas no Clubhouse parecem uma entrevista individual. A maioria começa com um Speaker e se expande para três, cinco ou até dezenas. “Compartilhar o palco” e falar alternadamente aumenta a amplitude e a profundidade da conversa e traz diversas vozes para a sala.

2- Saiba quando silenciar e ativar: quando você não está falando ativamente, geralmente é bom tocar no botão mudo no canto inferior direito para minimizar o ruído de fundo. Mas ativar o silêncio estrategicamente é muito importante! Isso significa desligar o som por alguns segundos para rir, reconhecer o que o Speaker disse ou sinalizar que você deseja falar na sequência.

3- Abandonar a qualquer momento: sinta-se à vontade para sair da seção de palestrantes a qualquer momento sem se sentir julgado, seja voltando para a plateia ou saindo da sala usando o botão “Sair em silêncio”. Quando você toca para entrar em uma sala, você entra na audiência no modo mudo. Isso significa que você é um ouvinte!
Como ouvinte do Clubhouse, você deve relaxar e aproveitar a conversa. Em outras palavras:

1- Não se sinta pressionado a falar: sinta-se à vontade para continuar a ser um ouvinte, mesmo se for convidado a falar; não há obrigação de aceitar.

2- Levante a mão para interromper: se quiser entrar na conversa, basta levantar a mão tocando no botão no canto inferior direito para que o moderador saiba que você gostaria de ser adicionado como speak. Se eles não aceitarem imediatamente, não se ofenda. Eles podem receber muitos pedidos e nem sempre podem atender a todos eles.

3- Descubra novas pessoas: enquanto ouve, toque ao redor e aprenda mais sobre as pessoas na sala. É uma boa maneira de encontrar novas pessoas para seguir.

4- Sinta-se à vontade para navegar por outras salas: enquanto estiver em uma sala, sinta-se à vontade para explorar a lista de outras salas ativas para ver o que lhe parece interessante.

5- Continue suas tarefas. Por ser áudio, você consegue dividir a atenção entre o Clubhouse e o trabalho, hobbies, tarefas domésticas ou uma caminhada. As pessoas costumam fazer outras coisas enquanto estão no Clubhouse!

6- Puxe seus amigos de lado para bater um papo: viu um amigo na plateia com quem você deseja conversar? Toque no perfil deles e peça-lhes para começarem uma nova sala juntos.

7- Venha e vá à vontade: no Clubhouse, 👻 fantasmas não são uma coisa ruim! Você pode entrar e sair das salas quando quiser, sem alertar quando for embora.

Se inscreva na minha Newsletter!

Sem spam, só o que interessa sobre a Vida de Social Media.

Redes Sociais

Mais artigos

Posts recentes

A criatividade do Social Media

A gente veio de um 2020 difícil com uma projeção de 2021 ser ainda mais complicado. Pois ele tá mais do que cumprindo, infelizmente. Situações externas que fogem do nosso

Fica de 👀  no seu e-mail que eu tô chegando com uma news lindinha. Me tira do SPAM, hein? 😇