Todo #socialmedia sabe que o Instagram permite inserir apenas um link de site na bio, o que soa coerente do ponto de vista da usabilidade, mas não do ponto da comunicação. Somos multi e estamos conectados em diversas plataformas. Eis que temos uma opção para oferecer diversos links através de apenas um.
O Linkthree é uma ferramenta gratuita que oferece a possibilidade de otimizar o tráfego do Instagram através de um link único que reúne todo o conteúdo que você achar útil para os seguidores e público em potencial. Um único link, múltiplos destinos e fácil gerenciamento.
Algumas métricas, como cliques, são disponibilizadas individualmente, ou seja, por link cadastrado. Para mais dados é necessário a versão PRO, que custa U$6/mês. Com ela, é possível:
- Ver o tráfego diário dos links
- Dar acesso a equipe para gerenciamento
- Completa a personalização de suas cores e estilos de botões
- Alterar o título
- Rastrear os visitantes do Linktree no Facebook e no Instagram, adicionando um ID do Pixel do Facebook
Vamos ao passo a passo. É simples, fácil e bem objetivo.
1. Acesse o site https://linktr.ee
2. Escolha a versão FREE ou PRO – eu uso a FREE 😉 – depois ele vai pedir autorização de acesso ao seu Instagram
3. Insira um e-mail para confirmar seu cadastro
4- Em LINKS, clique em +ADD NEW BUTTON/LINK e comece a inserir seus links individualmente
5- É possível remanejar a ordem dos links, abrir e fechar sua disponibilidade sem precisar excluir e cadastrar novamente no futuro. O desenho do smartphone do lado direito possibilita uma prévia de como ficará o link.
6. Na versão FREE ainda é possível alterar as cores, basta clicar em SETTINGS. Se estiver pronto, vá em MY BIO LINK, copie e cole na BIO do seu Instagram.
7. Ao colar no seu Instagram, o link vai aparecer assim:
Ah! Funciona tanto no desktop, quanto no mobile.
O iPhone disponibiliza esse ícone (esse meio quadrado com a seta pra cima) que permite o compartilhamento do link para outros aplicativos como MENSAGENS, E-MAIL, TWITTER, FACEBOOK, SNAPCHAT, WHATSAPP… Enfim, tudo que você tiver instalado e habilitado. Compartilhei no Twitter, por exemplo:
Minha vida digital é um livro aberto https://t.co/EkOVutBYF2
— Camila Carvalho (@cacarvalho) 26 de janeiro de 2018
Até o próximo post. 🙂