Por que você não deve usar as figurinhas do Ramadã no Instagram

Nessa semana, o Instagram lançou um trio de figurinhas, ‘Ramadan’. Assim como toda novidade, vi uma galera usando em conteúdos fora de contexto e essa não foi a primeira vez.


Sobre as figurinhas

O Ramadã é o mês sagrado do islamismo, quando os muçulmanos praticam o jejum para mostrar a sua devoção a Allah (Deus). Essa prática é um dos cinco pilares do Islã. Se essa frase é inteirinha nova pra você, tudo bem. Mas, estamos falando de uma religião, segundo pesquisas, a que mais cresce no mundo. Porém, estamos na América Latina, única região que não existe projeção de crescimento.

O Instagram convidou a artista Hal Al-Abbasi para criar os desenhos temáticos. Uma mesquita com céu estrelado ao fundo, com uma lua crescente em destaque, representando o calendário lunar. Um chá com tâmaras, alimento comum entre os muçulmanos para a quebra do jejum e a lua crescente com estrelas, considerados os símbolos mais importantes para o islã.

Por que você, não muçulmano, não deveria usar

O objetivo do Instagram ao promover esse tipo de ação é de fazer com que os usuários participem da homenagem com postagem nos stories. Que é justamente quando acontece uma expressão ou ato público que mostra como admiramos e respeitamos algo ou alguém.


Quando você usa uma figurinha religiosa para aumentar o alcance ou engajamento dos seus Stories de “bom dia”, na verdade tudo o que você está fazendo é desconsiderar o contexto. O CONTEXTO É MAIS IMPORTANTE QUE O CONTEÚDO, principalmente se você tem uma marca a zelar. Mais importante do que números é o uso correto das ferramentas e se você tem um celular com Instagram na mão, você pode facilmente pesquisar no Google antes de sair usando.

Fiz um vídeo sobre esse assunto para o canal. Assista!

Mais artigos

Posts recentes

Como BAIXAR Ícones e em PNG no Flaticon

Hey, social media! Você que sempre procura por ícones focinhos para usar nas publicações, trago uma dica. O Flaticon tem zilhões de ícones e disponibiliza individualmente alguns grátis e outros

Fica de 👀  no seu e-mail que eu tô chegando com uma news lindinha. Me tira do SPAM, hein? 😇