Produção de fotos ou banco de imagens: qual usar?

Quando o assunto é produção de conteúdo, minha mente já produz automaticamente a resposta dessa pergunta. Mas, antes dela, devemos contextualizar um pouquinho pra entendermos algumas diferenças.

Pelo menos duas vezes ao ano, eu faço uma sessão de fotos. Já fiz na praia quando morava no litoral, no centro da minha cidade e no escritório várias vezes. Como minha escolha estratégica inclui usar a minha imagem e o meu nome como minha empresa, é natural que eu apareça na condução das postagens com frequência. Porém, aqui no blog uso muito o banco de imagens do CANVA PRO e acho ok para o objetivo proposto.

Nas redes sociais, preciso de conexão. Para gerar o reconhecimento nas pessoas que me conhecem ou não, preciso usar a humanização para facilitar o encantamento. O olho a olho se encontra e a chance de gerar um sentimento positivo aumenta consideravelmente. Já no blog, as pessoas precisam ler os textos, as imagens são complementares. Elas dividem espaço com vídeos e muitas vezes podem até roubar a atenção da leitura. Elas funcionam como um complemento. A escrita é a estrela. Nas redes sociais não. A gente é impactado primeiro pela imagem.

Todas as minhas experiências com clientes de varejo, inclui uma diária minimamente mensal para a produção de imagens. Hoje tenho esse serviço incluso em alguns escopos ou trabalho com a indicação do profissional. Mesmo que o seu negócio represente uma loja de roupa, calçados, serviços de qualquer natureza, profissional autônomo… Gerar imagens próprias é sempre a melhor opção.

Não é verdade que o banco de imagens é mais barato. Depende muito. A mensalidade do Shutterstock para 50 imagens custa U$ 125, convertendo hoje para o real, com o dólar a R$5,21, o valor fica emR$651,27. Com esse investimento, é possível encontrar profissionais que façam uma sessão de 3h ou 4h e que resulte em nada mais, nada menos que 100 a 200 imagens, dependendo do grau de complexidade e nível de organização/planejamento.

Outra opção que é o CANVA PRO, custa R$34 mês. Muito mais em conta. Isso significa que muito mais pessoas também estão usando essas imagens que não são únicas.

Estamos falando também de um nicho de mercado que encontrou lacunas a serem preenchidas. Como é o caso do Nappy que oferece imagens de pessoas negras. Infelizmente não é fácil encontrar fotos de empresários, empreendedores ou tantos outros que sejam negros. Existe um padrão nos bancos tradicionais, fuja deles com as suas próprias produções.

Uma alternativa pra quem não tem o privilégio de fazer um investimento em fotógrafos profissionais, utilize a câmera do celular e iluminação natural. Faça testes e encontre o ângulo, o cenário e a melhor forma de fazer isso sem se decepcionar. Tenha em mente que no começo pode não ficar tão bom, mas é praticando que você vai se aperfeiçoando. Mostrar o seu produto a partir dos seus olhos é melhor do que usar uma imagem fria.

Não podemos subestimar o poder da comunicação visual. Confúcio, filósofo chinês tem uma expressão super famosa. O que a maioria das pessoas não sabem é que ele viveu muito antes de Cristo. Ele se referia a ideogramas, que são símbolos utilizados na escrita usada pelas civilizações antigas.

“Uma imagem vale mais que mil palavras.”

Confúcio

Vale destacar que se você quiser usar as imagens produzidas pelos seus clientes, é necessário fazer um Termo de Autorização de Uso de Imagem para cada um deles. Hoje em dia com as redes sociais, o procedimento não é respeitado. Mas, preserva a marca de sofrer processos no futuro. Segue abaixo um modelo que pode ser copiado:

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM

Eu, (nome completo da pessoa), (nacionalidade), (estado civil), portador(a) do RG n.º , inscrito(a) no CPF sob o n.º__________________, residente na Rua ______________________ n.º , (cidade) – (estado), AUTORIZO o uso de minha imagem para postagens em redes sociais, orgânicas e impulsionadas, sem qualquer ônus e em caráter definitivo.

O uso é a título gratuito, abrangendo inclusive a licença a terceiros, de forma direta ou indireta, e a inserção em materiais para toda e qualquer finalidade, seja para uso comercial, de publicidade, jornalístico, editorial, didático e outros que existam ou venham a existir no futuro, para veiculação/distribuição em território nacional e internacional, por prazo indeterminado.

Por esta ser a expressão da minha vontade, declaro que autorizo o uso acima descrito, sem que nada haja a ser reclamado a título de direitos conexos à imagem ora autorizada ou a qualquer outro, e assino a presente autorização em 02 (duas) vias de igual teor e forma.
Local e data: _________________________________
Assinatura:_____________________
Telefone para contato: ( ) __________

Motivos para não usar o banco de imagens gratuito ou pago

  • Não acredite em banco de imagens grátis, normalmente são limitados na criatividade e quantidade
  • O barato sai caro, você vai se irritar por não ter disponível imagens que seriam perfeitas para o seu conteúdo
  • Você corre o risco de ver seu concorrente e outros negócios de diversas naturezas usando a mesma coisa que você
  • Fotos de banco são artificiais, quase nunca elas correspondem a uma realidade, se for regional então, esqueça
  • O nosso cérebro memória muito melhor quando usamos imagens, é a chance de fixar o seu posicionamento com a sua identidade
  • O valor gerado com imagens próprias é muito maior

Para os Social Medias de plantão, na hora de fazer o orçamento é necessário considerar essas variáveis e conversar diretamente com o cliente, os prós e contras da escolha. Do ponto de vista da agilidade, contratar um fotógrafo ou produzir imagens, vai te fazer ganhar tempo na hora de escrever, já que você planejou o que deseja fotografar. 🤩

Em alguns casos, o banco de imagens é necessário e útil. Mas, para todos os outros não, principalmente quando o assunto são as redes sociais. Se tiver que usar, faça sem culpa. Você vai encontrar postagens minhas com imagens de banco, mas elas formam a minoria dos conteúdos.

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