Qual o valor de uma consultoria de redes sociais?

O primeiro ponto a ser avaliado antes de chegarmos a resposta da pergunta, é entender qual é o conceito de Consultoria de Redes Sociais e o que ela pode fazer por uma marca. Também se faz necessário compreender o papel do Especialista em Redes Sociais, diferenciando o papel de uma Consultoria e uma Mentoria. Após fazer essas leituras, volta pra cá e a gente continua o assunto. Se você está ciente é só seguir. 😎

A responsabilidade de um consultor é grande diante a tantas dificuldades que podem surgir ao longo do caminho de uma agência de publicidade, comunicação ou marketing digital. Se você é uma eugência, trabalhar sozinho não é uma tarefa fácil. É sempre bom separar a ajuda por módulos, que podem ser os mesmos citados em outro post.

Gestão de Canais

  • Agendamento de publicações
  • Publicações em tempo real
  • Automação de publicações

Produção de Conteúdo

  • Criação de postagens com arte e texto
  • Textos para sites, blogs e e-mail marketing
  • Roteiro, captação e edição de vídeos
  • Vídeos em solo e áreas com drone
  • Vídeos verticais com efeitos e transições

Atendimento ao Consumidor

  • Elaboração de perguntas e respostas
  • Interações privadas e públicas
  • Configuração de softwares e ferramentas

Performance

  • Marketing de Atração (Inbound Marketing)
  • Automação de fluxos
  • Compra de mídia online e programática

Dentro de cada módulo, você pode sinalizar um ou mais pontos em que a marca, negócio ou profissional precisa de ajuda. A primeira ação da Consultoria deve ser ouvir todos os envolvidos nos processos para traçar ações de melhoria e seguir com a implementação do projeto como um todo. Isso pode mudar completamente o curso do trabalho, já que um alinhamento de expectativa se faz necessário, pois o que a empresa acha que precisa pode não ser exatamente o que um especialista acha também. O valor do contrato vai depender exatamente disso somado aos objetivos esperados e pode ter uma variação de R$2 mil a R$9 mil para pequenas e médias empresas, chegando aos dois dígitos para companhias de grande porte. Os valores são pagos mensalmente enquanto durar o projeto. Alguns podem levar mais tempo e outros possuem um período mais enxuto. Todas as etapas precisam estar descritas em contrato, pois o Consultor não é um funcionário terceirizado. Ele cumpre metas dentro de uma quantidade de horas trabalhadas, sendo algo intangível pra quem contrata. Se em poucas horas, o profissional tem a solução dos seus problemas, saiba que ele estudou muito pra chegar nesse nível de precisão.

Contratar ou não uma Consultoria de Redes Sociais deve ser uma decisão a ser analisada independente do orçamento. Claro que você nunca deve contratar uma coisa da qual não pode pagar, mas a recomendação é analisar se de fato os resultados esperados lhe trarão frutos que valham a pena fazer esse investimento.

Pela minha experiência, as agências que mais precisavam de consultoria, eram aquelas que estavam sobrecarregadas de trabalho, com muitos clientes, mas que sofria com a falta de profissionais especializados diante ao salário oferecido para as funções. Já as eugências, não tinham a experiência necessária para lidar com os desafios que todo crescimento exige. As mais tradicionais e engessadas necessitavam de uma visão diferenciada acompanhando os novos tempos da comunicação.

Decidir pela contratação de especialistas é um verdadeiro olhar para dentro e só depende de você. 😉

Gostou do post? Compartilhe!

camila-carvalho-avatar (1)

💁‍♀️  Jornalista, especialista em marketing. Falo sobre redes sociais e uso consciente da tecnologia. 🧠   

NEWSLETTER

EDITORIAS

Fica de 👀  no seu e-mail que eu tô chegando com uma news lindinha. Me tira do SPAM, hein? 😇