Saiba tudo sobre o Twitter Space, o ClubHouse da rede vizinha

Uma movimentação começou hoje no Twitter aqui no Brasil. O Twitter Spaces está sendo testado com usuários do mundo todo e por aqui, o @EuReneSilva e a @AndrezaDelgado abriram as primeiras salas com presenças ilustres da @PretaGil e @Rosana.

 “A voz humana pode oferecer uma camada a mais de conectividade ao Twitter, através de emoções, nuances e empatia, que geralmente se perdem em texto. Nós vemos isso em publicações e mensagens privadas por voz. Às vezes, 280 caracteres não são suficientes, e a voz oferece às pessoas outra forma de iniciarem uma conversa”, escreveu a plataforma na conta oficial @TwitterSpaces.

O que é Twitter Space?

A plataforma não só vai permitir a criação de espaços para conversas, como contará com outras ferramentas como reações similares a gestos, transcrições, ferramentas de denúncia e bloqueio, além de compartilhamento.

O Spaces é um lugar para se reunir, construído em torno das vozes das pessoas que usam o Twitter. Os espaços estão ativos enquanto estiverem abertos; uma vez encerrados, eles não estarão mais disponíveis publicamente no Twitter.

A ferramenta está sendo testadoem um grupo muito pequeno para aprender e coletar feedback. Embora qualquer pessoa no iOS possa ingressar em um Space, apenas as pessoas desse pequeno grupo poderão criar Spaces. A lista de pessoas que podem criar Spaces vai crescer ao longo do tempo.

Como criar um Space?

  1. Você pode iniciar um Space de duas maneiras: Pressione  e segure para compor  e toque no novo ícone do Spaces na extremidade esquerda. Ou toque na imagem do seu perfil no Fleets , role para a extrema direita e toque em Space . Você pode convidar até 10 pessoas para falar. Este é o seu espaço para compartilhar ideias, enviar emojis e muito mais.
  2. Você pode selecionar quem pode entrar com privilégios de fala escolhendo entre Todos , Pessoas que você segue ou Somente pessoas que você convida para falar , o que permite enviar convites DM.
  3. Seu microfone estará desligado para começar. Quando estiver pronto, toque em Iniciar seu Space .
  4. Permitir acesso ao microfone alternando Permitir acesso ao microfone para ativado .
  5. Escolha se deseja ou não Compartilhar as transcrições , alternando o botão para ativado ou desativado.
  6. Comece a gravar no seu Space.

Perguntas:

Quem pode ver meu Space?

Por enquanto, os Spaces são públicos. Eles aparecerão automaticamente nos Fleets dos seus seguidores e cada Space possui um link público que pode ser compartilhado.

Quem pode participar do meu Space?

Por enquanto, os Spaces são públicos e qualquer pessoa pode participar como ouvinte. Se você criar um Space, seus seguidores vão ver em seus Fleets. Você tem controle sobre quem pode falar. 

Quem pode falar no meu Space?

Ao configurar um Space, você pode selecionar quem pode entrar com privilégios de falar, escolhendo entre Todos, Pessoas que você segue ou Somente pessoas que você convida para falar, o que permite enviar convites DM. Você pode alterar isso a qualquer momento enquanto o Space estiver aberto.

Quantas pessoas podem falar em um Space?

Por enquanto, no máximo 10 pessoas podem falar ao mesmo tempo.

Quantas pessoas podem ouvir?

Não há limite para o número de ouvintes.

O que acontece depois que um Space termina e os dados são retidos em algum lugar?

Os espaços estão ativos enquanto estiverem abertos; uma vez encerrados, eles não estarão mais disponíveis publicamente no Twitter. O Twitter vai reter cópias do Spaces por 30 dias após o término para análise de violações das Regras do Twitter. Se for descoberto que um Space contém uma violação, o tempo de manutenção de uma cópia será estendida por mais 90 dias para dar às pessoas a oportunidade de apelar se acreditarem que houve um erro.

Os hosts podem  fazer download de  uma cópia de seus dados do Space, desde que uma cópia seja mantida. Os palestrantes podem fazer o download de uma cópia da transcrição do que disseram em um Space (se eles tiverem as transcrições ativadas), enquanto O Twitter vai reter uma cópia dela.

Quem pode terminar um Space?

Apenas a pessoa que criou o Space tem a capacidade de fechar a sala.

O Spaces funciona para contas protegidas?

Contas com Tweets protegidos não podem criar Spaces. Eles podem entrar e falar nos espaços de outras pessoas, e sua presença será visível para os outros participantes.

Twitter Spaces ou ClubHouse? Qual é o mais legal?

Depende! Como o Twitter Spaces ainda está em fase de testes, desde dezembro e o ClubHouse está em operação desde abril de 2020, obviamente uma ferramenta beta precisa ouvir a comunidade para melhorar o seu desempenho. Sendo assim, o ClubHouse está muito mais desenvolvido e maduro para formar o seu público.

A experiência é muito parecida nos dois. Ambos funcionam apenas para iOS possuem salas para conversas de áudio que funcionam mesmo que você feche o aplicativo e navegue por outros. Alguns falam, muitos ouvem.

A base já consolidada do Twitter abre margem para a popularização, enquanto o ClubHouse pode seguir uma linha que continua recebendo novos usuários através de convite.

Gostou do post? Compartilhe!

camila-carvalho-avatar (1)

💁‍♀️  Jornalista, especialista em marketing. Falo sobre redes sociais e uso consciente da tecnologia. 🧠   

NEWSLETTER

EDITORIAS

Fica de 👀  no seu e-mail que eu tô chegando com uma news lindinha. Me tira do SPAM, hein? 😇